Oficina de artesanato ajuda a recuperar pacientes em hospital

 

O oficineiro Rafael Cunha (à direita) com pacientes, acompanhantes e membro da Comissão de Humanização do hospital Metropolitano. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Ficar internado em um hospital não é fácil. Além de saber que a saúde está fragilizada, o paciente ainda convive com o tédio de não ter muito o que fazer. Foi pensando em melhorar a rotina destes pacientes e também de seus acompanhantes que um grupo resolveu promover oficinas de artesanato com objetos recicláveis dentro do hospital Metropolitano, localizado em Laranjeiras na Serra. 

A paciente Jeanine Romualdo de Almeida, moradora de São Diogo, está internada desde a última sexta com pressão alta e forte enxaqueca. “Estou adorando a experiência. Quando soube da oficina, vim participar e a dor de cabeça melhorou. Ultimamente tenho me internado umas três vezes por mês e a oficina ajuda a passar o tempo e relaxar, pois é muito difícil ficar sem ter o que fazer. E minha mãe e irmã também participam “, explicou.

O oficineiro Rafael Cunha diz que a aceitação é grande. “Recebemos umas 15 pessoas entre pacientes e acompanhantes. A pessoa trabalha seu artesanato e depois leva para casa e ainda aproveita o momento da oficina para socializar e relaxar. No começo todos chegam tímidos, quietos, depois todos conversam e fazem amizades”, frisa.

As oficinas, que no momento acontecem uma vez ao mês, são feitas no corredor do hospital. Elas foram idealizadas pela Comissão de Humanização do Metropolitano.

A coordenadora da comissão, Liliane Paula de Menezes, conta como surgiu a idéia de implantar a oficina. “Buscamos trazer um bem-estar no ambiente hospitalar para quem está aqui, para tornar essa passagem por aqui menos sofrida. Esperamos aumentar os dias das oficinas de arte, pois a adesão tem sido boa e o resultado para os pacientes excelente”, avalia.

A Comissão de Humanização, criada em 2012, leva para o hospital, além da oficina de arte, missas, visitas de pastoral de igreja aos pacientes que desejam, além de outras atividades de socialização em datas como Dia das Mães, dos Pais, da Mulher. Em dezembro será apresentado um auto de Natal onde os funcionários serão os atores e a apresentação será para quem estiver no local.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

11 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás