Categories: Política

Ocupação de escolas na Serra pode mexer no resultado da eleição

Até às 18h da quinta-feira (27) havia dez escolas ocupadas por estudantes. Foto: Fábio Barcelos

Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini

A ocupação de várias escolas da Serra por estudantes contrário à PEC 241, preocupa a Justiça Eleitoral e pode jogar um tempero ainda desconhecido no resultado do segundo turno da eleição para prefeito. Isso porque, a maioria das escolas são pontos de votação para o próximo domingo (30) e não há definição de como a Justiça vai proceder em cada caso. Somados os eleitores que votam nas escolas ocupadas onde há seções eleitorais (até o fechamento desta edição, às 17h), são 51.179 – cerca de 17% do total da cidade.

Na ata da reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e líderes estudantis na última quinta-feira (27), a Justiça deixa explícita a preocupação, pois entende que pode “inibir o comparecimento do eleitor para exercer seu direito constitucional”. Além disso, representantes do Judiciário admitem que mudanças nos locais de votação, poderiam criar confusão e falta de informação junto aos eleitores. Estes fatores somados a um cenário eleitoral acirrado entre os candidatos Audifax Barcelos (Rede) e Sérgio Vidigal (PDT) podem jogar um elemento inesperado no resultado final da votação já que a possibilidade de aumento dos índices de abstenção é vista como possível.

No mesmo documento, os representantes dos estudantes e a Justiça acordaram que não haveria mudanças nos locais de votação. Mas até o fechamento desta edição, a votação em três escolas já havia sido transferida para outros locais: o Aristóbulo Barbosa Leão foi substituído pelo colégio particular Cedaf em Limoeiro; o Dom João Batista da Motta e Albuquerque foi substituído para a Escola Elpidia Coimbra, em André Carloni e o Sizenando Pechincha pela Faculdade Faserra em Barcelona.

Segundo o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Harley Brito, o movimento de ocupação das escolas deve crescer. “Esperamos que o movimento cresça e que os cortes previstos na PEC não tenham rebatimentos na Educação e Saúde. O acordo (entre estudantes e TRE) não foi tão difundido e não conseguiu contemplar a todos os estudantes. Ainda existem muitas escolas a serem ocupadas. A finalidade da ocupação é chamar a atenção das autoridades”, lembra.

Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos. A matéria está tramitando no Senado.

Confira as escolas já ocupadas até o fechamento desta edição:

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

13 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

14 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

14 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

15 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

17 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

17 horas atrás