Categories: Economia

Obras vão gerar 3,8 mil vagas de  trabalho na Arcelor em Tubarão

Gigante do aço vai reformar alto-forno, melhorar lingotamento contínuo. dessalinizar água do mar e reduzir pó-preto. Foto: Divulgação Arcelor

A ArcelorMittal Tubarão vai realizar diversas obras na empresa que vão gerar 3.820 mil vagas nos próximos cinco anos. A maior parte das vagas é no setor de construção civil, elétrica e metalmecânica. Para se candidatar é preciso se inscrever no Sine, que fica na Casa do Cidadão, em Jacaraípe.

De acordo com a assessoria de imprensa da Arcelor, duas obras já estão com a empresa contratada e têm início no segundo semestre: a reforma do alto-forno 2 e da máquina de lingotamento contínuo 2. Ambas devem empregar 1,1 mil trabalhadores.

Também serão geradas 220 vagas nas obras para instalação do sistema de dessalinização da água do mar. Para essa obra, que está em fase de licitação, há vagas na construção civil e eletromecânica. A ArcelorMittal apontou que vai dar oportunidades a empresas locais por meio de parcerias com a Associação de Empresários da Serra (Ases), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e das secretarias de Desenvolvimento e Trabalho das prefeituras locais.

Ainda haverá as instalações de uma nova bateria na Coqueira, que vai abrir 700 vagas nas obras, e de um novo sistema de despoeiramento, com 300 vagas. Por fim, serão 1,5 mil vagas em obras de melhorias ambientais, as quais não foram detalhadas, mas que fazem parte do Termo de Compromisso Ambiental da empresa assumido junto ao Ministério Público e Governo estadual.

A empresa foi questionada se todas essas obras não redundarão em uma expansão produtiva, já que na semana passada o secretário Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas, disse que a empresa faria a expansão do alto-forno. A Arcelor, porém, não respondeu. Disse apenas que as vagas de trabalho citadas pelo secretário são uma estimativa de todas as obras mencionadas acima.

Empresa espera que Vale mantenha fornecimento

Questionada se a redução da produção de minério da Vale, sua principal fornecedora de matéria-prima, está afetando a empresa, a ArcelorMittal disse, em nota, que “opera normalmente e de forma estável”.

Entretanto, a siderúrgica demonstra preocupação com o fornecimento da matéria-prima ao dizer na nota que “acredita que a Vale conseguirá priorizar o mercado interno e seus clientes brasileiros”.

Com o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e a paralisação de outras lavras por conta do risco de novos rompimentos de barragens, a Vale reduziu em cerca de 30% as exportações de minério de ferro por Tubarão.

A Vale usa o minério para fabricar as pelotas fornecidas à Arcelor. As pelotas de minério são matérias-primas essenciais para a fabricação do aço.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

13 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

19 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

20 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás