Categories: Meio Ambiente

Obra de esgoto da Cesan atrasa de novo, polui lagoa e revolta morador

Em setembro em 2018, os vazamentos por conta da inconclusão da obra já indignavam moradores. (Foto: Fábio Barcelos/Arquivo TN)

A Cesan mais uma vez não cumpre a promessa e atrasa a conclusão das obras de coleta e tratamento de esgoto da região de Carapebus. A denúncia é do líder comunitário da região, Anderson Muniz, que acusa a empresa de ‘enrolar’ moradores e Ministério Público Estadual (MPES), que a pedido das comunidades acompanha as obras.

“Foram várias promessas de conclusão. A última dizia que o serviço estaria pronto em junho de 2019. Inclusive, a Cesan assinou em 28 de maio ata de reunião informando que tudo que era referente à empresa já estava pronto, faltando apenas uma ligação elétrica de uma elevatória de esgoto, o que dependia da EDP. Só que não era verdade, já que a Cesan omitiu que não havia instalado uma bomba compacta na rua Santo Antônio. Essa reunião foi promovida pelo MPES a nosso pedido”,  diz Anderson, que preside a Associação de Moradores de Praia de Carapebus.

O líder comunitário ressaltou, ainda, que a obra começou em 2014 e parou no ano seguinte. Assim que foi retomada, foi estabelecido um prazo para conclusão em 2017. “Não foi cumprido. Aí a Cesan foi só alargando o prazo, com seus representantes assinando compromissos em reuniões”, destaca.

Segundo Anderson, a situação deixou ainda mais precário o saneamento local. Isso porque antes das obras, as residências usavam fossas, cuja limpeza era feita ora pela Prefeitura, ora por empresa particular contratada pelo próprio morador.

Com a implantação das redes funcionando apenas em parte devido à lentidão da conclusão das obras, muito moradores ligaram esgoto em pontos onde o sistema não está pronto, pois falta bombeamento. Com isso, a sujeira sem tratamento transborda nas ruas e acaba por parar nas lagoas do Baú e Carapebus.

“Além de tudo, falta comunicação da Cesan com a comunidade para evitar isso. A população precisa de um sistema de esgoto que realmente funcione. Tanto pela saúde das pessoas quanto pela preservação de nossas lagoas e praias, que estão dentro da Apa (Área de Proteção Ambiental) de Praia Mole”, pontua.   

Muniz diz, ainda, que essas obras não estão sendo executadas pela PPP (Parceria Público Privada) entre Cesan e Ambiental Serra, firmada em janeiro de 2015 para expansão do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade, mas que ele não sabe o porquê.    

Da 7ª Promotoria de Justiça Civil da Serra, o promotor Ronaldo Gonçalves é quem acompanha o caso. A assessoria do promotor confirmou que ele observa com atenção a situação e informou que não poderia dar mais informações, pois Ronaldo estava em audiência na tarde de ontem (29).   

A Cesan não retornou os questionamentos feitos pela reportagem até o encerramento desta edição, às 18h de ontem (29).

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

7 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

8 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

9 horas atrás