Categories: Mestre Álvaro

O ‘tri’ de Ferraço e a democracia

Por Yuri Scardini

É evidente que o Brasil passa por uma crise de liderança, ano após ano os mesmos atores políticos alternando-se na condução da vida em sociedade. Infelizmente nem o ES nem a Serra fogem a esta regra.

Porém há esperança de mudança. Principalmente no poder legislativo, que notoriamente é o celeiro de formação de novas lideranças. Nestas eleições, entende-se que dadas às condições estabelecidas, haverá grande renovação nos quadros políticos da Câmara da Serra. Na Assembleia Legislativa, porém, esta esperança escorre pelos dedos no momento em que fortes movimentações buscam aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a continuidade no cargo do atual presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM).

Caso a mudança do texto constitucional venha a ocorrer, Ferraço já poderá pedir música no Fantástico, afinal, será a terceira vez que articulações de bastidores ocasionam em mudanças nas regras internas da Casa de Leis atendendo aos interesses de Ferraço e permitindo-o perpetuar-se no poder. A manobra é impopular nas ruas, mas estimada junto aos deputados. Para tanto, Ferraço finge que não é com ele. É um sintoma triste para os capixabas, pois na esfera de poder mais democrática, se vê uma ditadura velada.

Sobre a relação do ‘tricampeonato’ de Ferraço e o Palácio Anchieta, ainda há uma dubiedade de interpretações, mas o certo é que nada acontecerá sem que de alguma forma haja entendimento entre ambos os lados, e na busca por este ponto pacífico, as eleições municipais de outubro serão a grande moeda troca. Atualmente, quase nada de relevante na política acontece sem que o pano de fundo não seja as eleições para vereador e prefeito. Além disso, a Assembleia Legislativa tem sido palco para a disputa de poder entre Hartung (PMDB) e Casagrande (PSB), vide a trincheira institucional contra o socialista articulado por hartunguista, chamada CPI dos Empenhos.

Cara de ditadura romana

Num cenário mais abrangente de compreensão, há de se considerar também que a política capixaba eventualmente vive uma espécie de ditadura romana, onde na época da República de César, apesar da presença do poder Legislativo na figura dos senadores, o imperador César promovia um verdadeiro desmando normatizado que durante anos impôs uma hegemonia política inabalável.

De qualquer modo, caso a PEC venha a ser protocolada, será necessário três quintos do plenário – 18 deputados – para ser aprovada. E pelas contas dos articuladores pró-Ferraço, o número de adesões já se aproxima do mínimo necessário. Se for aprovada e Ferraço confirmar sua candidatura, ele deve tentar antecipar o pleito – que tradicionalmente é feito em fevereiro – para antes de dezembro deste ano.

Isto porque muitos deputados irão concorrer a prefeituras e, se eleitos, darão vaga a suplentes na Assembleia. Desta forma, com o plantel de deputados que se tem hoje, Ferraço teria mais controle do resultado final.

Essa história toda parece até a Sessão da Tarde. Como num filme reprisado, novamente não veremos a ascendência de novos nomes na condução da política, o que é péssimo para qualquer democracia, que vê na representação política-plebiscitária a forma de expressão mais justa para a população. E dizer que não há outros nomes naquela Casa de Leis capazes de comandar o trabalho legislativo significa diminuir a figura dos outros 29 deputados escolhidos democraticamente pelo povo capixaba.

A política do Espírito Santo permanece na lógica de uma castanheira que em meio ao desmatamento, além de não dar frutos, impede que qualquer outra árvore cresça ao seu redor.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

12 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

13 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

13 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

13 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

13 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

13 horas atrás