Categories: Mestre Álvaro

O regente, o inimigo e meias cartadas

Yuri Scardini 

Dia 2 de abril é prazo para os futuros candidatos estarem filiados a um partido, o mercado político começa a colocar a cabeça para fora da toca. E no pódio principal local está à disputa pelo comando do Palácio Anchieta, onde o vencedor vai gerir um orçamento superior à R$ 60 bilhões em 4 anos.

Mas há muito a ser resolvido, até porque, no campo da política nacional, as incertezas sobre a candidatura do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

No ES, o regente é o governador Paulo Hartung (MDB) que atrofiou o meio político ao criar uma neblina sobre seu próprio futuro político. Mas aos poucos está se dissipando e vai escancarando os planos de reeleição.

A movimentação do governador não fecha as portas para ninguém nem abre demais. Nutre de esperanças aqueles que o procuram. É o caso do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Hartung sabe que dificilmente vai conseguir colocar Audifax e o patrono do PDT capixaba, o deputado federal Sérgio Vidigal, no mesmo palanque. Terá que escolher um, e o outro vira  oposição.

Audifax faz o jogo do governador, como Vidigal, mas tem uma estratégia. A mesma mão que acena à Hartung acena também para o polo oposto. Essa semana, por exemplo, Audifax recebeu o governador nas obras do Hospital Materno Infantil. Rasgaram seda e anunciaram parceria entre o Governo e a Prefeitura com convênios de R$ 18 milhões. No outro dia, “vazou” a informação que o prefeito convidou a senadora Rose de Freitas (MDB), a ingressar na Rede e vir como candidata ao governo.

Resta saber qual o efeito desse comportamento do prefeito, explicitado em meias posições na porta semiaberta do governador. As oscilações de Audifax podem valorizá-lo e abrir a porta de aliança com Hartung, como pode fechá-la de vez. A linha é tênue e o prefeito se equilibra sobre ela, se cair, não será só 2018 que estará comprometido, mas o reflexo maior poderá estar em 2020, ano de eleger seu sucessor ou dar a prefeitura de bandeja ao inimigo.            

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

7 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

8 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

8 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

9 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

9 horas atrás