Categories: Sem categoria

O ocaso da Fams

O início da década de 1980 foi pura efervescência nos movimentos social e comunitário da Serra.

A população organizada parecia finalmente acordar para a triste realidade: a cidade não estava devidamente preparada para receber os grandes projetos industriais. As obras de implantação da CST, hoje Arcelor Mittal, e de novas usinas de pelotização da Vale, além de outros projetos em cidades vizinhas, expuseram essa dura realidade.

Os governos não anteviram a necessidade de infraestrutura adequada. Faltavam escolas, hospitais, serviços públicos e sobravam problemas. As poucas associações comunitárias organizadas foram pegas de surpresa. Reagiram. Com o apoio de partidos de esquerda e das atuantes Ceb’s (Comunidades Eclesiais de Base), em 1982 nascia a Fams (Federação das Associações de Moradores da Serra), uma preciosa ferramenta popular a serviço das comunidades no embate com a prefeitura por melhores condições de moradia. 35 anos depois essa história pode estar encaminhando para o seu final. Eleição realizada no dia 9 de abril colocou a entidade no “colo” da administração. Que outra definição possível, se a presidência é ocupada por um secretário adjunto da prefeitura?Aliás, o fato é recorrente, embora não deveria.

Em 2010 Vanuza Petri, então secretária municipal, presidiu a Fams. Nenhum dos casos é exemplo a ser seguido. Todos perdem com isso, principalmente as comunidades.Suas reivindicações não terão a mesma força, embora alguns pensem o contrário. Perde também o poder público, pelo mascaramento ufanista ante suas realizações. Veremos mais fechamento da BR 101 como forma de mostrar serviço e faixas – muitas faixas- agradecendo por algo que não passa de obrigação da prefeitura. E só. A exemplo da moribunda discussão do Orçamento Participativo, e se assim continuar, a Fams pode estar a caminho de um imerecido fim.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

12 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

13 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás