Categories: Notícias

“O município enfrenta dificuldade com Eco 101”

Silas disse que mudanças na Norte Sul em Jardim Limoeiro saem ainda neste ano. Foto: Arquivo TN

Por Conceição Nascimento / Eci Scardini

O Secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Silas Maza, fala das dificuldades na relação entre o município e a concessionária da BR 101, a Eco 101. E enumera as mudanças viárias e no Plano Diretor Municipal – PDM – que o município pretende fazer, além de revelar alguns investimentos privados em curso na cidade. Confira.

Quais são as maiores mudanças no PDM?

Vão acontecer em Laranjeiras, em relação às construções, recuo, vagas de garagem. E também em Jardim Limoeiro, que é uma região voltada a pequenos negócios na área da indústria, mas o PDM da região não permite. Já fizemos algumas audiências públicas em 2014, e o projeto seguiu para a Câmara, onde ficou por oito meses. Retiramos de lá e colocamos de novo em discussão, com audiências nos dias seis e nove de julho.

As mudanças na Norte x Sul em Jardim Limoeiro saem nesta gestão?

Sim. Fizemos audiências públicas em São Diogo e Jardim Limoeiro. Estamos licitando o projeto e esperamos que ainda em 2015 inicie a obra. Aguardamos um trecho do que envolve o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado, que deve ser iniciado nos próximos 90 dias, entre a Norte Sul e a BR 101, passando na altura do Banco do Brasil.

Quais são essas mudanças?

Temos dois pontos que dificultam o trânsito. Um deles é a saída do Terminal de Carapina, onde vamos mudar o semáforo em frente à UPA. E a Norte Sul teria mão única em direção a Laranjeiras e, no sentido oposto, o trânsito seguiria pela Avenida Lourival Nunes. Haverá novas vagas de estacionamento, além de faixa e ciclovia.

Além desse há outros investimentos viários previstos?

No segundo semestre estamos prevendo a realização de sinalização viária, com troca de iluminação em 30 bairros, afixação de abrigos, sinalização horizontal e vertical. São avenidas que estão se tornando comerciais nos bairros. Os serviços já foram iniciados.

Dos investimentos privados, quais o senhor destaca?

Estamos liberando em julho cerca de cinco loteamentos. Temos o projeto do Carone, em Jardim Limoeiro, com a maior estrutura do Estado, será uma loja âncora para a região.

Como está a relação da Prefeitura com a concessionária Eco 101, que administra a BR?

Muito difícil. O trecho da Serra não foi colocado na concessão, porque entendia-se que seria construído o contorno do Mestre Álvaro, o que até agora não aconteceu. A Eco ganhou a concessão e precisa se adaptar. Temos dificuldade em tudo o que pedimos à concessionária.

Em quais situações há esta dificuldade?

Precisamos de dois trevos na BR 101 com urgência, um na altura da Upa de Carapina e outro para acesso à avenida Carolina, em Colina de Laranjeiras. No caso de Carapina, para desafogar a entrada/saída do bairro. O custo fica a cargo da Eco, mas nos prontificamos a ser parceiros na obra. Para o trevo da avenida Carolina temos o projeto, precisamos da agilidade da Eco e da aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

11 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

12 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

13 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

13 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

13 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

14 horas atrás