Categories: Mestre Álvaro

O guru capixaba está à prova

Por Yuri Scardini

Depois dos prefeitos com menos de 40 anos, nesta semana, o governador Paulo Hartung (PMDB) recebeu mais um grupo de eleitos: o de jovens vereadores. O encontro serviu para esses parlamentares municipais receberem as bênçãos do guru da política capixaba, papel que Hartung tem gostado de encarnar.

Vinte vereadores foram convidados, entre eles, o serrano Alexandre Xambinho (Rede). O objetivo de Hartung foi apresentar aos jovens vereadores as dificuldades financeiras que as prefeituras devem enfrentar no próximo ano.

O governador tem gostado de aparecer com a roupagem de grande economista e político. Essa imagem tem sido vendida até para fora das fronteiras espírito-santenses. Mas é só ter um olhar um pouco mais atento, para ver que o ES enfrenta uma crise ainda mais profunda que a nacional.  E nosso grande governador economista, que foi o capitão da nau espírito-santense nos tempos de bonança entre 2003 e 2010, não tem apresentado soluções efetivas para nos livrar do naufrágio iminente.

Dados do Ministério do Comércio revelam que as importações e exportações capixabas caíram mais da metade em cinco anos. E o que falar do PIB capixaba? A previsão é de queda de quase 15% em 2016, ante um recuo nacional pouco superior a 3%. A base da economia capixaba está pautada em uma indústria pesada – celulose, petróleo e minero-siderúrgica – atividades que enfrentam crescente questionamento no mundo. E que ficam vulneráveis a volatilidade do preço mundial das comodities e a variáveis como o desastre de Mariana.

Somos o segundo maior produtor de petróleo do Brasil. Não precisa falar muito da situação econômica que a Petrobrás passa. O minério é outra âncora da economia e outro produto que sofre com queda de preço e competitividade no mercado. A celulose é a base para a indústria do papel, tal indústria vem batendo de frente com as tendências da informatização mundial. Isso tudo sem falar do problema da falta d’água, que, em boa medida, reflete a falta de políticas eficientes para gestão de um bem tão precioso.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

22 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

49 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

1 hora atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

1 hora atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

2 horas atrás