Categories: Notícias

O Fator Tempo nas Eleições 2020: a hora de planejar sua candidatura a vereador é agora!

Ronaldo Cassundé é autor da coluna ‘Falação!”.

Nas minhas andanças pelo município da Serra, sempre encontro pré-candidatos a vereador que falam dos seus planos para o próximo pleito e pedem dicas de estratégias eleitorais.

Um dos relatos mais comuns vem de lideranças que no passado “bateram na trave”, ficando nas primeiras suplências. A maioria é animada e acredita que “agora vai!”

Mas quando a conversa avança, noto que estes pré-candidatos fazem agora o mesmo que fizeram no passado. Ou seja, agem de forma voluntarista, sem um plano de ação capaz de gerar o melhor aproveitamento do tempo disponível de hoje até as eleições.

Já que não consigo conversar pessoalmente com cada um dos pré-candidatos a vereador do município, vou usar o espaço da coluna “FALAÇÃO” para publicar, esporadicamente, textos sobre técnicas e estratégias de marketing político.

Meu ponto de partida é chamar a atenção para o fato de que, pelo menos em tese, toda campanha eleitoral traz em si um ritual de satisfação e alegria, pois expressa um momento de grande contemplação democrática.

No entanto, também é verdade que a batalha pelos votos contém uma dinâmica de funcionamento bastante rígida, tensa e por vezes até estafante!

Afinal, trata-se de uma “guerra” com data marcada para terminar, da qual uns poucos sairão vencedores e a maioria terá que aguardar por uma próxima oportunidade!

De um lado, existe a pressão das regras eleitorais, que em 2020 trazem novidades bastante consideráveis. Particularmente, no tocante ao fim das coligações proporcionais e ao financiamento público de campanha.

Do outro, aspectos de natureza diversa dificultam que um amplo conjunto de tarefas seja executado numa porção extremamente curta de tempo, se considerado somente o período eleitoral propriamente dito, que desde 2016 tem apenas 45 dias.

Tudo isso faz com que o “fator tempo” seja um dos mais relevantes em todo o processo de elaboração e execução das ações necessárias ao sucesso eleitoral.

É por isso que não me canso de alertar: as direções partidárias e os futuros candidatos precisam ter a capacidade de elaborar e gerenciar adequadamente um planejamento eleitoral já no período que antecede às eleições propriamente ditas.

A estratégia bem concebida levará em consideração que o período “pré-eleitoral” disponibilizará uma porção de tempo “livre” que jamais existirá durante a campanha propriamente dita.

E que, portanto, os meses que antecedem ao início formal das eleições representam o momento ideal para a execução de inúmeras tarefas que se adiadas prejudicarão o desempenho futuro da candidatura.

Se você pretende ser candidato em 2020, lembre-se que a legislação eleitoral inibe somente o pedido “explícito” de votos durante a pré-campanha. Sendo bastante permissiva, por exemplo, no tocante ao uso das mídias digitais para fins de posicionamento estratégico do pretendente a cargo eletivo.

Isso significa que a corrida eleitoral já começou! A hora de fazer o planejamento estratégico, montar o plano de ação, distribuir tarefas e estabelecer os prazos de execução é agora!

BURBURINHO

Foto: Ellen Campanharo

– O deputado estadual Alexandre Xambinho está em todas. Durante o primeiro semestre de 2019, ele tomou pé do seu mandato na Assembleia Legislativa.  Agora, o jovem parlamentar, que é morador de Barcelona, fincou o pé nas comunidades da Serra.

 

Foto: Divulgação

–  Através das suas redes sociais, o deputado federal Sérgio Vidigal faz uma intensa campanha de associação da sua imagem às obras do Contorno do Mestre Álvaro e do Hospital Infantil da Serra. São benfeitorias que, de fato, têm a digital do ex-prefeito.

 

Foto: Divulgação PMS/ Jéssica Romanha

– Há quem diga que o falatório em torno do Coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, é revelador: o prefeito Audifax está cansado de procurar um sucessor de “fora da política”. Cá pra nós, o “super secretário” tem plenas condições de constar na lista de favoritos da Rede.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás