Categories: Mestre Álvaro

O esgoto continua fedendo

Por Bruno Lyra

Há três anos e sete meses o esgoto da Serra é gerenciado pela Cesan em Parceria Público- Privada (PPP) com a Ambiental Serra, empresa que mudou recentemente o nome. Antes era Serra Ambiental. O município foi o primeiro a ter esse modelo, vendido como panaceia para os problemas crônicos do setor, segundo agentes públicos e privados defensores das PPP´s: a falta de dinheiro para expandir redes de coleta e construir novas e modernizar velhas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s).

De fato tem havido instalação de novas redes em regiões onde elas não existiam, o que também redunda em maior arrecadação da PPP, já que a Cesan repassa a taxa de esgoto cobrada na conta de água (o esgoto custa 80% do valor da água) para a Ambiental Serra.

Fora isso, não estão claros os demais benefícios. Nenhuma nova ETE foi construída ou modernizada na Serra neste período. Rios, lagoas e córregos continuam imundos. Trechos de praia onde deságuam, também. Em três anos, a Ambiental Serra já acumula 41 multas por poluição. E pelo menos as últimas três foram anuladas ou convertidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema) em serviços como jardinagem e pintura de meio fio.

A Cesan não divulga quanto já repassou de dinheiro ao Ambiental Serra. Esse fato, somado a sensação generalizada de que não houve despoluição das águas e a estranha anulação/conversão de multas já repercute politicamente, a Câmara prepara mais uma CPI do Esgoto na Serra.

O histórico da Cesan em relação à gestão do esgoto não é bom. Desde a década de 1990 a empresa gastou dinheiro de empréstimos bilionários do Estado junto a bancos internacionais para melhorar o serviço. Prodespol, Prodesan, Águas Limpas e agora Águas e Paisagem foram nomes dados a programas de despoluição de rios e praias do ES que até agora fracassaram.

E renderam investigações dos órgãos de controle. Basta lembrar que um dos focos da Lava Jato no ES foram os contratos da Cesan com a Odebrecht em obras por dentro desses programas. Tanto dinheiro, publicidade, promessas. Mas o esgoto continua fedendo. E muito. 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

8 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

8 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás