Categories: Política

O desconhecido da eleição capixaba

 Por Yuri Scardini:

Diante da confirmação da não-reeleição do governador Paulo Hartung (MDB), o desconhecido deve tomar conta da cena política por alguns dias. Mas é certo que esse fato põe o ex-governador Renato Casagrande (PSB) em estado de favoritismo. Pouco menos de um dia após o anúncio de desistência de Hartung, já se observa um movimento de convergência de muitas forças políticas em torno de Casagrande.

Ao menos dois partidos devem anunciar nos próximos dias uma aliança com Casagrande. O PDT do deputado federal Sérgio Vidigal e o PP, do também deputado federal Marcus Vicente e do estadual Jamir Malini. Estes dois partidos têm estrutura nacional grande, trazem recursos e tempo de TV. Esse movimento pode abrir a porteira para outras siglas definirem Casagrande como seu candidato.

O que Vidigal deve colocar na mesa de negociações com o PSB são as condições para garantir a eleição de Sueli para estadual ou federal caso Vidigal opte por disputar outro cargo. Acertado isso, o PDT caminha a passos largos para unir forças a Casagrande.

O que o mercado político espera agora é a definição do lado oposto. Com a desistência de Hartung, seu espólio está em leilão. Como farão os partidos e aliados, como o PSDB do vice-governador Cesar Colnago; do senador Ricado Ferraço e de Vandinho Leite? Ou mesmo o próprio MDB, de Lelo Coimbra e André Garcia? Quem vai ser o cabeça de chapa dessa turma? As apostas estão colocadas e nomes duvidosos, como o de Amaro Netto, começam a surgir no mercado político.

Amaro é do PRB, braço da Igreja Universal de propriedade de Edir Macedo, que tem como pré-candidato a presidente da República o dono das lojas Riachuelo, Flavio Rocha, a quem Hartung já teceu inúmeros elogios. Rocha aparece nas pesquisas com 1% das intenções de voto e deve se unir a um evangélico com discurso neo-liberal, tal como Bolsonaro, líder das pesquisas de intenção de voto (sem Lula) e que aparece com quase metade das intenções aqui no ES.
A 10 dias das convenções partidárias e há 25 dias do registro de candidatura, a dúvida e o desconhecido tomam conta do Espírito Santo e dos capixabas.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

14 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

20 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

21 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás