Serra, 21 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 10 de julho de 2018 às 11:29

O desconhecido da eleição capixaba


 Por Yuri Scardini:

Diante da confirmação da não-reeleição do governador Paulo Hartung (MDB), o desconhecido deve tomar conta da cena política por alguns dias. Mas é certo que esse fato põe o ex-governador Renato Casagrande (PSB) em estado de favoritismo. Pouco menos de um dia após o anúncio de desistência de Hartung, já se observa um movimento de convergência de muitas forças políticas em torno de Casagrande.

Ao menos dois partidos devem anunciar nos próximos dias uma aliança com Casagrande. O PDT do deputado federal Sérgio Vidigal e o PP, do também deputado federal Marcus Vicente e do estadual Jamir Malini. Estes dois partidos têm estrutura nacional grande, trazem recursos e tempo de TV. Esse movimento pode abrir a porteira para outras siglas definirem Casagrande como seu candidato.

O que Vidigal deve colocar na mesa de negociações com o PSB são as condições para garantir a eleição de Sueli para estadual ou federal caso Vidigal opte por disputar outro cargo. Acertado isso, o PDT caminha a passos largos para unir forças a Casagrande.

O que o mercado político espera agora é a definição do lado oposto. Com a desistência de Hartung, seu espólio está em leilão. Como farão os partidos e aliados, como o PSDB do vice-governador Cesar Colnago; do senador Ricado Ferraço e de Vandinho Leite? Ou mesmo o próprio MDB, de Lelo Coimbra e André Garcia? Quem vai ser o cabeça de chapa dessa turma? As apostas estão colocadas e nomes duvidosos, como o de Amaro Netto, começam a surgir no mercado político.

Amaro é do PRB, braço da Igreja Universal de propriedade de Edir Macedo, que tem como pré-candidato a presidente da República o dono das lojas Riachuelo, Flavio Rocha, a quem Hartung já teceu inúmeros elogios. Rocha aparece nas pesquisas com 1% das intenções de voto e deve se unir a um evangélico com discurso neo-liberal, tal como Bolsonaro, líder das pesquisas de intenção de voto (sem Lula) e que aparece com quase metade das intenções aqui no ES.
A 10 dias das convenções partidárias e há 25 dias do registro de candidatura, a dúvida e o desconhecido tomam conta do Espírito Santo e dos capixabas.




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por