22 C
Serra
segunda-feira, 06 de abril de 2020

O custo silencioso das chuvas | Leia o editorial desta semana

Leia também

Novo coronavírus | Serra tem 31 casos confirmados da doença

Subiu para 194 o número de casos confirmados da Covid-19 no Espírito Santo até este domingo (05). Outros 758...

Covid-19 | Serra prorroga prazo de pagamento de IPTU

A Prefeitura da Serra  anunciou a prorrogação  dos prazos do pagamento do IPTU.  A cota única e a primeira...

PL reafirma apoio a pré-candidatura de Alexandre Xambinho à Prefeitura da Serra

Presidente municipal do Partido Liberal (PL), Miguel Maia, comentou a filiação do deputado estadual Alexandre Xambinho ao partido, e...
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Não está no planejamento dos entes da administração pública – até porque é difícil prever – os custos dos desastres das chuvas. Mas eles são significativos. Vide o exemplo do que vem ocorrendo nos últimos meses no Espírito Santo e em outras partes do país.

Só em janeiro, o prejuízo no ES com as chuvas foi de R$ 666 milhões, segundo o governo capixaba. O número representa danos às edificações públicas e privadas, além da infraestrutura, como estradas e pontes.

Um município até consegue mensurar o gasto necessário para reconstruir uma ponte ou muro de escola danificado pela chuva. Difícil é prever isso numa peça orçamentária. Assim como também é difícil prever queda de arrecadação decorrente da redução ou interrupção de atividade econômica causadas por chuva. Mas são custos silenciosos cada vez mais presentes.

E não vão dizer que ninguém sabia. Há décadas, a ciência alerta para a intensificação de desastres com superchuvas em decorrência das mudanças climáticas. E isso não é mais previsão para o futuro. É diagnóstico do presente e não há sinais de que vá retroceder nos próximos anos. Pelo contrário.

Tudo isso precisa ser considerado pelas gestões públicas. Não apenas nos orçamentos, mas sobretudo nas ações. E o Município tem papel central nisso, pois é o ente federativo com mais influência sobre a gestão das cidades, locais onde está a maioria das pessoas e onde os desastres naturais geram mais custo financeiro e humanitário.

Tapar, com concreto, um córrego sujo pode render votos na próxima eleição. Mas será um gasto quando a galeria transbordar na próxima superchuva. Asfaltar todas as ruas da cidade, em vez de pavimentar com blocos ou outras superfícies mais permeáveis, arrancará aplausos do incauto eleitor na inauguração. No entanto, vai custar caro com as enxurradas que provocará.

Outra coisa que muitos gestores adoram fazer e a conta, depois, sempre vem para todos: liberar construções em beira de cursos d’água, aterros em alagados ou dar escritura para imóveis em áreas de risco. Se o planejamento territorial das cidades – incluindo aí a nossa Serra – não se qualificar para encarar os desafios climáticos do presente e do futuro, seguiremos jogando dinheiro pelo ralo sem ter muita clareza disso.

Comentários

Mais notícias

Covid-19 | Serra prorroga prazo de pagamento de IPTU

A Prefeitura da Serra  anunciou a prorrogação  dos prazos do pagamento do IPTU.  A cota única e a primeira parcela, que venceriam no dia...

PL reafirma apoio a pré-candidatura de Alexandre Xambinho à Prefeitura da Serra

Presidente municipal do Partido Liberal (PL), Miguel Maia, comentou a filiação do deputado estadual Alexandre Xambinho ao partido, e reafirmou que o parlamentar deve...

Fogo destrói igreja em Colina de Laranjeiras

Um incêndio destruiu as instalações da Igreja Batista Caminhos da Fé, localizada no trevo de Colina de Laranjeiras, na Norte Sul, em frente ao...

Eleições 2020: Alexandre Xambinho filia-se ao PL e lança pré candidatura a prefeito da Serra

O deputado Alexandre Xambinho confirmou, neste sábado (4), sua filiação ao Partido Liberal (PL): sigla pela qual pretende disputar a Prefeitura da Serra nas...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem