Categories: Amar é o Bicho

O casamento acabou. E agora? Quem fica com o pet?

Animais de estimação estão presentes na maioria das famílias brasileiras. Foto: Divulgação Dreamstime

Está se tornando cada vez mais normal, casais que ao invés de ter filhos preferem ter no lar um animal de estimação. Eles se tornam membros da família e um problema pode surgir quando o casamento chega ao fim. Neste caso, cães e gatos acabam se tornando objeto de disputas na Justiça pela guarda em caso de separação. Situações assim têm sido cada vez mais comuns no Brasil, onde, por falta de uma legislação específica, os bichos são tratados como bem patrimonial.

O advogado Lucas Colombi Montibeler esclarece algumas dúvidas acerca do assunto. “Interessante o questionamento acerca de qual cônjuge ou companheiro (a) teria o direito a guarda do animal de estimação nos casos de dissolução do matrimônio ou união estável, haja vista que o número de casais que optam pela criação de um pet é bem crescente. Atualmente, embora o tema tenha se tornado recorrente, não há legislação específica a respeito da guarda de animais em caso de separação. Entretanto, para estes casos, o judiciário vem aplicando o mesmo regime de guarda adotado para os filhos. Isto é, a guarda do animal poderá ser compartilhada, ficando o bichinho por períodos idênticos com cada cônjuge ou companheiro, sendo de ambos a responsabilidade na tomada de decisões, que devem ser consensuais”, destaca.

Lucas ainda disse que poderá, ainda, ser aplicada a guarda alternada. “Quando o animal permanecerá por determinado tempo com cada envolvido, todavia, nesta modalidade, a responsabilidade é restrita à pessoa que detiver a guarda do animal naquele momento. Por fim, a guarda poderá ser unilateral, ficando responsável pelo pet uma única pessoa do casal, sendo facultada a outra somente o direito a visitas”.

O advogado destacou ainda que, de forma geral, caso o animal tenha sido adquirido por um dos cônjuges ou companheiros, antes da constância do matrimônio ou da união estável, o pet permanecerá com este cônjuge ou companheiro, ao término do relacionamento.

Lucas atua na Maioli Advogados e Associados, em Laranjeiras. O telefone para quem precisar de mais esclarecimentos é o 3328-8035.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás