Divirta-se na Serra

Novo livro de Anaximandro Amorim traz reflexão poética sobre o corpo

O lançamento do livro “A Euforia do Corpo” de Anaximandro Amorim será na próxima quinta-feira (22), às 19h, na Pastelaria Malasartes, em Vitória. Crédito: Divulgação

Em um mundo pós-pandemia, pensar no corpo pode representar um ato de coragem e também de resistência, quando se pensa no apagamento de tudo o que se desvia do chamado “padrão” normativo da sociedade. Foi a partir dessa percepção contemporânea, aliada a uma visão filosófica sobre o corpo humano, que o escritor Anaximandro Amorim elaborou o seu décimo livro, “A Euforia do Corpo”, o primeiro pela Editora Patuá. O lançamento será na próxima quinta-feira (22), às 19h, na Pastelaria Malasartes, em Vitória.

Em seguida, o escritor vai apresentar a obra na III Feira Literária de Cariacica (Flicari), no dia 24 de setembro, às 14h, na Faculdade Pio XII, em Campo Grande; e na Academia de Letras de Vila Velha, no dia 29 de setembro, às 19h, na Prainha.

Um dos autores mais atuantes da cena literária do Espírito Santo e membro da Academia Espírito-santense de Letras, Anaximandro Amorim propõe nesta obra uma reflexão sobre o corpo humano em suas dimensões poética, filosófica, metafísica e biológica. O conjunto de poemas traz diferentes abordagens, percorrendo o universo da ciência, do erotismo, da mitologia grega e dos aspectos sociais. “Pensar o corpo é algo que raramente fazemos. Não nos damos conta de que ter um corpo pode até ser, inclusive, um ato de resistência, diante do aniquilamento de corpos negros, corpos trans, sobretudo nestes tempos pandêmicos, que adoeceram e ceifaram tantos corpos”, avalia o autor.

Trata-se de um livro de poesias dividido em duas partes – A Euforia e O Corpo –, em que Anaximandro Amorim utiliza sua veia poética para construir versos inspirados nos estudos do filósofo francês Jean-Luc Nancy, discípulo do psicanalista Jacques Lacan. “Jean-Luc Nancy foi autor de dois livros, ‘Corpus’ e ‘Corpo Fora’, que tratam das questões das corporalidades, algo que dá mote à obra”, comenta Anaximandro.

Além do filósofo francês, ele recorre à fonte de Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade e Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros autores, para elaborar a sua escrita. “Minha literatura é fortemente permeada por metalinguagem”, afirma.

Sons e formas

No prefácio da obra, a poeta Renata Bomfim chama a atenção para a habilidade de Anaximandro Amorim em explorar os sons e formas dos poemas, e de jogar com os sentidos das palavras, com o objetivo de alcançar efeitos lúdicos. É o que ocorre, por exemplo, no poema “A Pele”, em que brinca com as consoantes P e L.

+ ArcelorMittal abre vagas de emprego com salário a partir de R$3.410 na Serra

Da mesma forma, faz parte do seu ofício de escritor proporcionar o prazer da leitura a quem aprecia as suas criações nos mais diversos gêneros literários – Anaximandro transita pelo romance, poesias, contos e crônicas, e até na autobiografia, com a desenvoltura de quem se iniciou nas letras desde a mais tenra idade, tendo lançado o primeiro livro com 15 anos.

“A Euforia do Corpo representa o trabalho de um escritor mais experiente, mais consciente de onde pretende chegar com sua produção literária. É o meu décimo livro, o que me faz pensar que já tenho toda uma caminhada nas letras. Sinto que é o meu trabalho mais amadurecido, em que intento uma entrega na máxima potência”, revela.

O momento fértil se reflete em sua estreia na Patuá, uma das principais editoras independentes do país, com sede em São Paulo, e vencedora três vezes do Prêmio Jabuti. “Ter um livro publicado pela Patuá era um desejo grande, visto ser uma editora de muita exigência literária, e que conta com grandes nomes em catálogo”, conclui.

Serviço:

Lançamento do livro “A Euforia do Corpo”

Em Cariacica:

  • Data: 24/09 (sábado)
  • Horário: a partir das 14h
  • Onde: na III Feira Literária de Cariacica (Flicari), na Faculdade Pio XII, Rua Bolívar de Abreu, 48, Campo Grande, Cariacica. CEP. 29.146-330

Em Vila Velha:

  • Data: 29/09 (quinta-feira)
  • Horário:
  • 19h – Venda do livro
  • 19h30 – Palestra com o autor, com o título: “As corporalidades em ‘A euforia do corpo’, de Anaximandro Amorim”
  • 20h30 – Autógrafos
  • Onde: Academia de Letras de Vila Velha, Rua Vinte e Três de Maio, 83, Prainha, Vila Velha. CEP. 29.100-100
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

3 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

7 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

8 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás