Categories: Notícias

Novo alerta prevê chuva forte com perigo potencial para o ES

Previsão é de chuva forte para a Serra. Foto: Gabriel Almeida

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva forte que pode atingir a Serra e as outras 77 cidades do Espírito Santo a partir da tarde desta quinta-feira (6). O aviso especial que afirma que existe um “perigo potencial” para alagamentos, deslizamentos de encostas e até transbordamentos de rios também é válido para toda essa sexta-feira (7).

O Inmet ainda afirma que há risco de chover de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia. Para aqueles que moram em área de risco, o instituto pede que as pessoas protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos e em qualquer risco de perigo, a orientação é que os moradores acionem o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil de sua cidade.

Além disso, a instrução é que os moradores evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e que, se possível, desligue aparelhos elétricos eo  quadro geral de energia durante a tempestade.

Vale lembrar que durante o mês de janeiro, muitas cidades capixabas foram castigadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo. Um dos municípios mais atingidos foi Iconha, onde agora, os moradores lutam para reconstruir tudo aquilo que foi levado pela chuva e pela enchente do rio que corta a região.

O mesmo também aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Por conta disso, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco de novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar e a aterrorizar a população.

Serra tem seis pontos críticos para deslizamentos

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Serra, Antônio Carlos Coutinho, na cidade existe seis pontos críticos de deslizamentos distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida. Algumas dessas comunidades também sofrem risco de alagamentos, como José de Anchieta II.

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

6 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

12 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

13 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás