Notícias

Nova frente fria, ciclone e onda de frio intensa se aproximam do ES e temperaturas vão cair na Serra

Previsão é de muito frio em todo o Espírito Santo. Foto: Arquivo Tempo Novo

Há quem diz que o frio ‘evapora’ quando chega em terras capixabas, mas desta vez, segundo a previsão do Climatempo, um trabalho em conjunto de eventos climáticos promete derrubar de vez as temperaturas no Espírito Santo. Trata-se de uma nova frente fria que chega ao Estado ainda nesta semana, acompanhada de um ciclone subtropical e uma onda de frio intensa – que se espalha por todo o Brasil.

Os serviços de meteorologia afirmam que grande parte do Brasil vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira (16). No Espírito Santo, como de praxe, o frio chegará um pouco mais ameno, mas isso não é impedimento para que as temperaturas caiam drasticamente.

De acordo com o Climatempo, na Serra e em boa parte da Grande Vitória, a temperatura mínima deve chegar aos 18°C – o que já é considerado frio para os capixabas. Isso deve começar a acontecer nesta sexta-feira (13) e o tempo seguirá desta forma durante toda a próxima semana.

A partir da terça-feira (17), os termômetros irão marcar uma temperatura máxima bem menor do que a registrada normalmente. A máxima vai cair de 33°C para 27°C. Já na quinta-feira (19), chegará aos 24°C.

O Climatempo ainda afirma que essa frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e uma por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. O frio mais intenso está previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.

O meteorologista do Climatempo, César Soares, confirmou que o Sudeste também será impactado. “Esse frio vai atingir áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até deve acontecer uma queda de temperatura, especialmente nas mínimas, no Norte do Brasil. Será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio, disse.

Nas redes sociais, o frio que se aproxima vem sendo divulgado como uma “erupção polar histórica”. O meteorologista da Climatempo afirma que o termo não existe na literatura da meteorologia, e o que de fato vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma “massa polar”, que o especialista classifica como “muito intensa”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

13 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

14 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás