Categories: Mestre Álvaro

Nossa casa… urgente!

Por Bruno Lyra

A cada dia arrebenta uma “barragem” de minério na Grande Vitória. Só que na atmosfera. O ar repleto de pó preto, gases siderúrgicos, gera tragédia mais sutil, mas não menos nociva: doenças respiratórias crônicas que podem estar matando aos poucos milhares de capixabas.

Neste janeiro (mais um!) atipicamente seco e ainda mais quente que o normal, a fumaça das queimadas está mais nociva. E, para piorar, se somou à fumaça negra do incêndio na área da Petrobrás no TIMS, local em que há armazenamento até de material radioativo. As aspersões de agrotóxicos com aviões nas plantações da Suzano (ex- Aracruz Celulose e ex-Fíbria), fato que também ocorre nos mais de 5 mil hectares de plantações no município, completam o quadro de desleixo ambiental por parte de indústrias gigantes.

Tamanha crise ambiental e de saúde pública não comove os governantes. Pelo contrário. É notório, nos últimos anos, o desmanche da legislação ambiental e dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Tanto que o novo governo federal foi eleito com discurso de que proteção ambiental atrapalha o desenvolvimento. O que encontrou eco em parte da elite financeira e produtiva, que viu janela de oportunidade para maiores ganhos reduzindo custos do que chamam de externalidades. Está mais forte a ideologia do que preservação do meio ambiente que é obstáculo para o crescimento econômico.

Do presidente da República e seus correligionários, não faltam afirmações de satanização a órgãos como Ibama, ICMbio e similares. E de ataques às políticas de demarcação de terras indígenas, áreas que além da preservação cultural e humanitária, são notórias conservadoras de floresta, biodiversidade e água.

Falácias que não se sustentam. Tanto que o chefe do executivo nacional diz, num dia, aos maiores investidores do planeta, que o Brasil é referência mundial no cuidado com a natureza. E no outro dia estoura a barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, a segunda em três anos.

Enquanto isso, o novo governo do ES escala um ex-diretor da Vale para presidir o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Governo este que, na gestão passada, reduziu a proteção do Mestre Álvaro com aval da Prefeitura da Serra.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

7 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

7 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás