Categories: Meio Ambiente

Fumaça da turfa volta com força e castiga morador

 

A região no entorno de Laranjeiras amanheceu desse jeito. Foto: Leitor/Rodrigo Castro

Gabriel Almeida

Um verdadeiro sufoco. Moradores de vários bairros da Serra estão sendo castigados pela fumaça da turfa desde o último domingo (03), quando a região das baixadas no entorno do Mestre Álvaro voltaram a pegar fogo.

De acordo o diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Silva, a expectativa é a de que o incêndio, que está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros, seja controlado nesta sexta (08). “Não posso afirmar que estará apagado até sexta-feira (hoje), mas da forma que está o combate dentre alguns dias o incêndio já estará extinto”, afirma.

Olimar acrescentou que uma área equivalente a quatro campos de futebol já havia sido atingida e que há suspeita de ação criminosa. Enquanto isso, a população da cidade vem sofrendo com problemas respiratórios.

Presidente da Sociedade Capixaba de Pneumologia, a médica Ciléia Martins, que atua no Hospital Metropolitano e na rede pública de saúde, diz que já sentiu aumento na procura por atendimento.

“A queima da matéria orgânica da turfa gera monóxido de carbono e enxofre, que são lesivos à mucosa nasal, pulmonar e aos brônquios, gerando inchaço e desidratação nos mesmos. Isso deflagra crises de rinite, sinusite e bronquite. E afeta até pessoas que não têm qualquer patologia respiratória”, explica.

Entre os bairros mais afetados estão José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral e Parque Residencial Laranjeiras. Foram muitas postagens de moradores nas redes sociais falando do problema ao longo da semana.

Rodrigo Castro, que mora em Chácara Parreiral disse que estava quase impossível respirar durante a noite desta última terça-feira (05). “Um verdadeiro nevoeiro de fumaça veio e ficou parado sobre a Serra”.

Aires Dório, morador de José de Anchieta II, disse que o mau cheiro incomoda mais à noite. “Algo tem que ser feito para acabar com isso de vez. Sinto muita dificuldade para respirar à noite. Não aguento mais” desabafa.

Desde o início de 2015, incêndios sucessivos na área de turfa ao redor do Mestre Álvaro vêm acontecendo. Como fica abaixo da superfície, o fogo é de difícil combate.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

24 horas atrás