Categories: Meio Ambiente

Noite de sofrimento na região de Laranjeiras por causa das turfas

O vento sul está empurrando a fumaça da região do TIMS para os bairros da Serra. Foto: Bruno Lyra

A região de Laranjeiras foi duramente afetada pela fumaça das turfas entre a noite de ontem (23) e a madrugada desta sexta-feira (24), com a presença do vento sul e da chuva fraca. Já por volta das 21h de ontem era possível perceber o mau cheiro com muita intensidade.

Pelas redes sociais, moradores da região reclamaram do problema. “E essa fumaça não para. Todo dia, a todo instante. Agora à noite piorou. Isso tem que ter solução, gente!” disse a moradora de Laranjeiras, Amanda Piazzarolo.

“Sinusite mil graus por causa dessa fumaça sem fim. Tava(sic) demorando.Trabalhar no sacrifício”, desabafou o também morador do bairro, Alexandre de Freitas Vilaça.

“Eu acho horrível está prejudicando a saúde de muita gente essa fumaça insuportável eles tem que tomar uma providência urgente em resolver essa situação, pois não está ficando nada bonito para ninguém”, frisou Sandrinha Santuzzi, que mora em Valparaíso.

“A turfa está sendo responsável pelo aumento de doenças respiratórias sendo os mais prejudicados as crianças e os idosos aumentando a procura nos postos de saúde. Sendo que o atendimento nos postos são precários”, reclamou a moradora de Colina, Paula Barcelos.

Os focos mais intensos estão próximos ao TIMS (Terminal Multimodal da Serra) onde se concentrava a maior parte dos homens e equipamentos que estão na frente de combate.

Combate ao incêndio

Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Patrick Marchetti Bonno, há 90 bombeiros trabalhando no combate, além de 30 civis entre funcionários da Prefeitura da Serra,  Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cesan, Prefeitura de Vitória e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

De acordo com o Coronel, até um helicóptero foi usado nesta sexta para ajudar no monitoramento da evolução dos trabalhos de combate.  Números e estrutura que deverão ser mantidos no fim de semana. “A chuva fina que caiu até agora só atrapalha. Nesse cenário só conseguiremos concluir os trabalhos em um mês”, frisa.

Município quer exército

Ontem (23) o Secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, disse que o prefeito Audifax Barcelos pretende pedir ajuda ao Exército caso a situação não seja amenizada. “A prefeitura disponibilizou duas escavadeiras, duas retroescavadeiras, cinco caminhões pipa, alimentação e estrutura de um posto de comando para os Bombeiros”, detalha Nylton.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

6 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

8 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

12 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

14 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

15 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

16 horas atrás