Categories: Mestre Álvaro

No lugar certo, na hora certa – Leia o editorial do Tempo Novo

O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), surpreendentemente, emerge no hall de lideranças políticas que podem ter as bênçãos de Audifax Barcelos (Rede) para a sucessão municipal em 2020.

Os sinais já estão colocados, sendo que o mais recente foi o alinhamento entre ambos na sexta (8) passada, quando foi assinado em conjunto um projeto com forte apelo social que trata da isenção da taxa de iluminação para 50 mil famílias e desconto de 10% para o restante da população.

Vale lembrar que, em 2016, articulado pelo então governador Paulo Hartung (sem partido), Vandinho fechou na vice de Vidigal. E naquele ano, Audifax andava nas ruas ao lado de Casagrande, que hoje é o governador.

Dois anos depois, o baralho político mudou. Hartung continua próximo a Vandinho, mas tem em Audifax um interlocutor corriqueiro. E o deputado estadual pode ser ‘o cara’ da sucessão do prefeito. Já Vidigal está coladinho com Casagrande.

Duas razões colocam Vandinho na linha de sucessão: 1 – o objetivo primordial de Audifax é impedir que Vidigal volte a ser prefeito e, para isso, qualquer rumo é razoável; e 2 – Vandinho emergiu por mérito, pelo fato de ser perspicaz, e, principalmente, por ser viável eleitoralmente.

O deputado é o tucano capixaba de maior plumagem, já que tem total domínio do PSDB-ES, ou seja, não depende de ninguém para ser candidato. No âmbito local, é hartunguista. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar conciliou o grupo de Erick Musso (Republicanos) e deve ter o apoio de Amaro Neto e do restante do time. Se Vandinho agregar o apoio de Audifax, somado ao seu brilho próprio, ele se torna um player, sem dúvida nenhuma, capaz de bater Vidigal.

Sua atividade parlamentar tem fibra. Bate de frente com EDP, com Cesan e com o governo estadual. Ideologicamente, aproximou-se do eixo de centro-direita, especialmente em pautas conservadoras, das quais estão condizentes com sua origem política no antigo PR (atual PL).

Será ele quem vai interromper o ciclo de 24 anos de Vidigal-Audifax? A resposta vai ser construída nas próximas rodadas, mas uma coisa é fato: medo o deputado não tem; afinal, já conheceu o gosto de derrotas muitos doloridas, das quais teve votações muito expressivas. Ficou na planície e voltou. Sabe se virar na adversidade; o que dirá se o universo conspirar a seu favor.

 

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

2 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

3 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

3 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

4 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

6 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

6 horas atrás