Categories: Meio Ambiente

Nem as galinhas aguentam poluição em córrego, diz morador

Animais foram encontrados mortos no fundo de vale onde passa o córrego contaminado com esgoto doméstico. Foto: Divulgação

Galinhas de uma criação morreram depois que entraram em contato com as águas poluídas por esgoto de um dos córregos que alimenta a lagoa de Praia de Carapebus, afirma o presidente da Associação de Moradores do bairro, Anderson Soares.

Segundo Anderson, o fato aconteceu no último dia 11 de outubro. “Os animais estavam no quintal que tem os fundos voltados para a área verde que fica no final da rua Pio XII. Eles têm o costume de ciscar por ali, mas ultimamente a água do córrego ficou mais sujo com o lançamento de esgoto e isso pode ter sido a causa da morte dos bichos”, afirma.

O líder comunitário reclama que a situação do córrego piorou após a Cesan implantar rede de esgoto, mas não iniciar operação do sistema. “Muita gente que antes jogava em fossa ligou a rede sem saber que não podia, pois não houve comunicação adequada por parte da Cesan. Sem o bombeamento necessário para a estação de tratamento que fica em outro bairro, lá em Cidade Continental, o esgoto acabou sendo jogado no córrego”, explica.

O atraso na conclusão nas obras de saneamento na região e o descarte de esgoto em córregos e nas lagoas Carapebus e do Baú, em decorrência de ligações precipitadas nas redes recém-instaladas, foi tema de reportagem do Tempo Novo na edição 1299 (14 a 21 de setembro). Na época, líderes comunitários pediram ao Ministério Público Estadual (MPES) que cobrasse da Cesan a conclusão das obras. 

O MPES atendeu. E mediou, na tarde da última quarta-feira (17), reunião entre representantes da Cesan e lideranças dos bairros Praia, Balneário e Lagoa de Carapebus. “Recebemos a promessa de que uma elevatória de bombeamento de esgoto será ligada na próxima terça-feira (23). E de que a última elevatória para colocar todo o sistema em funcionamento, fica pronta até dezembro, disse Anderson, ressaltando que já há uma outra elevatória em funcionamento na região.

Vale lembrar que as obras de esgotamento na região de Carapebus, são feitas exclusivamente pela Cesan, sem a parceira Ambiental Serra, que desde janeiro de 2015 assumiu a gestão do esgotamento sanitário do município através de Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Estadual.

Cesan disse que ligações indevidas poluíram manancial

A assessoria de imprensa da Cesan disse que a empresa desconhece o caso das galinhas. Porém, admitiu que o córrego onde a mortandade narrada pelo morador está contaminado por esgoto ligado indevidamente à rede da empresa, que naquele ponto ainda não está operando.

Quanto às promessas que a empresa teria feito às comunidades em reunião no Ministério Público, a Cesan não se pronunciou.  Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra disse,através da assessoria de imprensa,que irá averiguar a mortandade das galinhas denunciada pelo morador.  

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

10 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

16 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

17 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás