Categories: Política

Neidia cai e Galinhão vira presidente interino da Câmara

Uma decisão judicial na tarde desta quinta-feira (27) determinou o afastamento da presidente Neidia Maura, que foi substituída interinamente pelo vereador Adriano Galinhão

Registro da tumultuada eleição para a Mesa Diretora da Câmara da Serra. Foto: Clarice Poltronieri

Na tarde da última quinta-feira (27) a Justiça anulou a tumultuada eleição da Mesa Diretora da Câmara que elegeu Neidia Maura (PSD) na Presidência, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2017. O vereador Galinhão assume interinamente. A decisão, em primeira instância, vai ser questionada no Tribunal de Justiça.

Na sentença, o Juiz Marco Aurélio Soares, determina que sejam realizadas novas eleições para a diretoria da Casa, bem como das comissões permanentes no prazo de dez dias. O presidente interino é o vereador Adriano Galinhão (PTC), por ter sido o mais votado.

A ação foi movida pelos vereadores Aécio Leite (PT), Ailton Rodrigues (PSC), Fábio Duarte e Nacib Haddad (ambos PDT). Na sentença o juiz argumenta que houve excesso de tumulto e desordem no Plenário. Houve ainda dupla

A Presidência da Câmara ficará nas mãos do vereador mais votado: Adriano Galinhão. Foto: Reprodução: Arquivo pessoal

inscrição da vereadora Neidia Maura (PSD) nas duas únicas chapas, o que resultou na participação de apenas uma chapa no pleito; inexistência da maioria absoluta dos vereadores para o início e reinício da sessão de votação (12 vereadores) e ausência das chapas inscritas para as comissões permanentes.

O vereador Fábio Duarte diz que que a decisão deverá ser mantida em outras instâncias. “Estamos tranquilos sobre isso. Aguardamos a forma de condução do presidente interino para que solicite novas eleições”, disse.

Neidia Maura (PSD) foi reeleita no dia 1 de janeiro de 2017. Foto: Clarice Poltronieri

O vereador Aécio disse que a eleição pode ser realizada nesta sexta-feira (28) se tudo correr como esperado. “Foi uma decisão correta, justa, baseada nos fatos que ocorreram no dia da sessão. A presidente usou de má fé, se inscrevendo em duas chapas. Não houve uma eleição justa. Acho quase impossível o Tribunal de Justiça derrubar. Não haverá prejuízo para a Câmara ou o município”, argumentou Aécio.

Flávio Serri, presidente municipal do PSD e um dos articuladores da eleição de Neidia disse que ainda não foram notificados e que a Procuradoria da Casa vai recorrer da decisão.

Enquanto o grupo mais próximo de Neidia se reúne para discutir as primeiras ações, outro bloco de pouco mais de 8 vereadores se reuniu em Laranjeiras para articular uma composição diferente da que atualmente caminha com a presidente afastada.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

24 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás