Categories: Divirta-se na Serra

Negros e o Queimado são os temas de encontro “Memórias da Serra” nesta terça

O Queimado foi palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo. Foto: Divulgação

A importância da cultura popular na formação da população da Serra tendo como ponto inicial a força dos negros e a Insurreição do Queimado são os pontos que irão nortear o encontro do historiador Michel Dal Col Costa oferecido pelo projeto “Memórias da Serra. O encontro será  nesta terça-feira (25), às 19 horas, no auditório do Hotel Serra Grande em Laranjeiras e é aberto ao público em geral.

“O trabalho objetiva apresentar uma interpretação sobre a formação social e cultural da Serra, a partir de dois fatos importantes da história do povo local: a Insurreição do Queimado de 1849 e o processo de formação cultural que gerou o Ciclo Folclórico e Religioso das festas de mastro em devoção aos santos católicos em várias regiões do município, o qual dura até os dias atuais”, comenta o professor Costa.

O recorte inicial deste tema se dá em meados do século XIX, quando a escravidão ainda era a principal forma de exploração do trabalho em terras brasileiras, especialmente com o desencadear de uma revolta de escravos, a qual foi abafada pela violência da força policial com prisões e até execuções dos revoltosos.

Anos depois, segundo conta a memória popular da região, um ato milagroso de São Benedito moveu membros da comunidade negra local para organizarem o rito da primeira festa devotada ao santo negro. Uma festa que é um sucesso devido a uma série de fatores, como: durabilidade, difusão, alegria social, sentidos de religiosidade, sociabilidade, integração social, cultual e inter-racial.

O evento é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a COES – Cia de Ópera do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, patrocínio da Vale e ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

Serão 10 encontros no total e o balanço final deste ciclo resultará no lançamento de um livro de histórias. Os encontros serão mensais. A cada mês, uma nova palestra.

Serviço:

Projeto “Memórias da Serra”

Historiador Michel Dal Col Costa

Dia 25 de setembro, às 19 horas

Hotel Serra Grande, Laranjeiras – Serra.

Contato imprensa: (27) 99725-2085

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

16 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

22 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

23 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás