Categories: Mestre Álvaro

Nascentes urbanas

Por

Claudio Denicoli
Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica

Estamos vivendo um dos maiores períodos de estiagem da nossa história recente. Não chega a ser novidade porque épocas assim existem desde os primórdios e sempre ocorrerão: às vezes, tempos de muitas chuvas; outras vezes, de pouquíssima precipitação. Mas a quantidade de água no mundo sempre foi e sempre será a mesma.

O fato é que, com toda tecnologia e nosso conhecimento atual, não podemos ficar à mercê do humor de São Pedro. O planeta Terra possui quase 100 vezes mais água doce subterrânea do que superficial. Porém, parece que nos esquecemos disso. Nós entendemos que para superar essa “crise hídrica” basta que deixemos a água, que está abaixo da terra, fluir.

Nesse sentido, a recuperação de nascentes torna-se imprescindível. Com poucos recursos, todavia com iniciativa, é perfeitamente factível vermos nossos olhos d’água jorrarem novamente. Pela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica foram recuperadas cinco nascentes, que foram protegidas e transformadas em dois lindos lagos, com a construção do primeiro Parque Linear do município, que fica em São Conrado – um exemplo que deve ser seguido.

Esse projeto, que chamamos de “Pé de Água”, consiste no mapeamento, cadastro e classificação das nascentes urbanas. Por meio dele, mais dois parques lineares, nesses mesmos moldes, estão sendo projetados. Com isso, provamos que é possível utilizar os recursos naturais de maneira eficiente, contando com o apoio dos moradores, da iniciativa privada e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Nesse trabalho, alcançou-se o que o mundo todo discute e tenta implantar: o desenvolvimento sustentável. No viés econômico, essa obra valorizou sobremaneira as áreas de todo o bairro.

Na questão social, os moradores ganharam um local para lazer e praticar exercícios, melhorando sensivelmente sua qualidade de vida. Pelo lado ambiental, o local que era um depósito de lixo, deu lugar a duas lagoas, alimentadas pelas águas que fluem das nascentes. Isso demonstra claramente que a falta de gestão é a causa de nossas torneiras estarem secas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Com desconto de até 90% Exagerado será no Pavilhão de Carapina

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, já tem data marcada para acontecer e será na Serra. O…

10 minutos atrás

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

59 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

1 hora atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

19 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás