Saúde

“Não saiam de casa a partir das 20 horas”, pede Secretário de Saúde

Nésio também reforçou que festas, shows e boates não serão tolerados e que a fiscalização será intensificada. Foto: Divulgação

Os números de casos da Covid-19 e também de mortes no Espírito Santo tem aumentado dia a dia e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, pediu a compreensão da população para a gravidade do momento durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda (14).

Até o domingo (13), haviam 213.124 casos confirmados da doença no Espírito Santo e 4.571 óbitos pelo coronavírus. Na Serra, o número de casos está na casa dos 27.089 mil e 612 óbitos. A cidade está classificada como risco moderado e há restrições de funcionamento para bares e restaurantes.

Durante a coletiva, mais uma vez, o secretário de Saúde, pediu que neste final de ano, que é data propícia para aglomeração de pessoas na rua, que reduzam a interação e que não saiam de casa a partir das 20h. Também pediu redução no consumo de bebidas alcoólicas.

“Quero conclamar a todas as lideranças religiosas, pais de família, poderes. Vamos reduzir toda e qualquer interação social a partir do dia de hoje. Todos os municípios de risco moderado: não saiam de casa a partir das 20h. Vamos fazer um pacto de não ter interação, vamos ficar em casa e não participar de atividade que gere aglomeração social.  Existem outras formas de manifestar carinho neste fim de ano com os nossos familiares idosos. As festas de fim de ano poderão levar uma grande quantidade de pessoas aos hospitais. É preciso evitar os comportamentos de risco”, pediu Nésio.

O secretário afirmou ainda que os meses de janeiro e fevereiro podem ser tristes para o Brasil. “Volto a fazer um apelo: não saiam de casa a partir das 20h da noite e fiquem em casa aos finais de semana. O consumo de álcool está associado a comportamentos sociais que levam ao alto risco de transmissão. Reduzam o consumo de álcool nesse período”.

Festas particulares

Durante a coletiva, o secretário também reforçou que festas, shows e boates não serão tolerados e que a fiscalização será intensificada.

“Festas, shows e boates não serão tolerados nesse período. Vamos aumentar a fiscalização nesse período. Quero aqui pedir toda atenção da sociedade para que façam denúncias das atividades que não respeitem as normas publicadas, que existem para proteger a vida e os riscos de contaminação. Queremos que, neste final de ano, tenhamos a chance de expressar a maturidade em relação a proteger as pessoas dos grupos de risco. A juventude também precisa se proteger e se preservar”.

Subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também frisou que o cuidado neste período de festas deve ser redobrado. “Quando estamos em um grupo grande e não mantemos a distância, acaba se tornando um momento importante de transmissão da doença. Mesmo com o uso de máscaras, o ato de lavar as mãos, ainda é possível aumentar o risco de transmissão entre nós”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

8 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

9 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

21 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

23 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás