Notícias

Na 1ª semana após consenso, Câmara da Serra não dá sinal de conflito político e segue trabalho normal

Juntos, Caldeira e Saulinho anunciaram chapa única para eleições internas na Câmara da Serra; fato que não ocorre desde 2011. Foto: Ana Paula Bonelli

Após um recesso de duas semanas, vereadores da Serra retomaram os trabalhos, com as sessões ordinárias de segunda e quarta-feira. Além de um clima bem mais ameno do que o registrado nas últimas semanas, o tom em direção ao Executivo também abaixou, e os vereadores estão evitando polêmicas e uso da tribuna.

Essa mudança de comportamento coletivo veio após um consenso criado entre os dois grupos, liderados pelo atual presidente Rodrigo Caldeira e Saulinho da Academia que entraram em conflito pela antecipação ou não da eleição interna da Câmara.

Na última terça-feira (02), com exclusividade, o Jornal Tempo Novo divulgou que os grupos teriam chegado a um consenso pela antecipação, pleito este que deve alçar Saulinho para a presidência da Casa para o próximo biênio.

A eleição deve ser antecipada para quarta-feira da semana que vem (10) assim como anunciado pelo atual presidente Rodrigo Caldeira. Vale ressaltar que Caldeira fica como presidente até o dia 31 de dezembro; a antecipação refere-se apenas a data de eleição, e não a função de presidente em si.

Produção legislativa

Na segunda-feira (1), a sessão durou pouco mais de 45 minutos, e o único vereador que fez uso da palavra foi Anderson Soares (Podemos), que fez um discurso de agradecimento em torno de obras que estão sendo gestadas para a região litorânea sul da Serra; e discorreu a respeito da eleição comunitária de Novo Horizonte. Os demais abstiveram de falar.

Nesta sessão, 5 projetos foram aprovados, dentro ele um de autoria do vereador William Miranda que proíbe comércio de venderem “Tinta Spray” para menores de 18 anos de idade e estabelece sanções aos pichadores; além disso, houve também um PL rejeitado, o que instituía no município o dia 3 de agosto como data comemorativa aos colecionadores, atiradores e caçadores.

Já na sessão do dia 3 de agosto, que durou 1h10m, 4 vereadores se inscreveram para fazer uso da palavra. Após os discursos, foram apreciados oito projetos, um deles, aprovado pelos vereadores foi o de número nº 214/2022 que aumenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e do Agentes de Combate às Endemias. Um vereador chegou a comentar rapidamente que a disputa interna pelo controle da Câmara estaria acirrando os ânimos, mas que após a chapa de consenso, houve uma calmaria.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

2 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

3 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

3 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

4 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

6 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

6 horas atrás