Categories: Divirta-se na Serra

Museu da Serra terá espaço com exposição permanente de objetos antigos encontrados no Queimado

Ao todo, o acervo obtido com a pesquisa conta com 580 peças. Foto: Divulgação

Um novo espaço para preservação da história serrana será inaugurado nesta quarta-feira (18), no Museu da Serra, às 17h30. É a sala arqueológica do Queimado, onde serão exibidos 30 artefatos encontrados durante a prospecção arqueológica realizada em um raio de 700 metros em torno das ruínas do templo do sítio histórico do Queimado.

A abertura da exposição ocorrerá após a palestra de apresentação dos resultados dos estudos arqueológicos desenvolvidos para o programa de prospecção do Queimado, com a arqueóloga Sônia Cunha. O evento marcará a inauguração oficial do espaço arqueológico do Queimado, no Museu Histórico.

Antes do início da restauração das ruínas, especialistas em arqueologia trabalharam na área com o objetivo de encontrar artefatos da época dos escravos, como vasos e quadros. Ao todo, o acervo obtido com a pesquisa conta com 580 peças.

Serão expostos fragmentos de peças de uso cotidiano, como louças, frascos em vidro, potes cerâmicos, entre outros. Na categoria de materiais construtivos, serão expostos itens como telhas e pregos. Há também um item de numismática: uma moeda cunhada no ano de 1803.

De acordo com a arqueóloga educadora Angélica Moreira, que conduziu a montagem da sala, a maior parte dos materiais arqueológicos identificados pela pesquisa são, provavelmente, do período entre o final do século XVIII e o início do século XX. “Contudo, há alguns materiais líticos que remontam ao período pré-colonial. Um exemplo disso são as estilhas de quartzo hialino, possivelmente utilizada como ‘dentes’ de um ralador de mandioca indígena”, comenta a especialista.

De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Alessandre Motta, a criação dessa sala é um passo importante para preservar a memória do local. “Queimado conta a história dos primórdios da Serra e deve ser preservado, e a criação dessa sala também vai contribuir para isso”, completa.

O Museu da Serra funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17 horas. O telefone de contato é o 27 3251-6636.

Serviço

Inauguração da Sala Arqueológica do Queimado

Quando: nesta quarta-feira (18), às 17h30

Onde: no Museu Histórico da Serra – Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Entrada: gratuita

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

4 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

7 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

12 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás