Categories: Economia

Município tem quatro de cada 10 empregos gerados no ES em janeiro

Obras para a redução do pó preto e dessalinização da água do mar na Arcelor vão abrir postos de trabalho este ano na cidade. Foto: Divulgação

Em janeiro, 46% dos empregos com carteira assinada gerados no estado foram na Serra, considerando as cidades com mais de 30 mil habitantes. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em janeiro deste ano foram criados na cidade 1.066 novos postos de trabalho formais, enquanto no estado foram 2.306 vagas. Na Serra, houve 5.840 admissões contra 4.774 demissões no primeiro mês deste ano. Já no estado, os municípios com mais de 30 mil habitantes tiveram 25.700 novas contratações contra 23.394 desligamentos.

Se consideradas as vagas abertas nos 78 municípios capixabas, que foram 2.623, a Serra ficou com 40% delas. Além disso, comparando-se com o desempenho do ano passado, os postos de trabalho abertos na Serra mais que dobraram, pois em janeiro de 2018 foram 499 novas vagas.

Em todo o ano de 2018, a cidade ficou com um saldo positivo de 5.178 trabalhadores com carteira assinada. Foi o primeiro ano em que o saldo entre número de contratações e de demissões ficou positivo após três anos de perdas de postos de trabalho formal (2015 a 2017), quando quase 20 mil vagas foram fechadas.

Mais de 2 mil vagas na ArcelorMittal Tubarão

Investimentos de empresas e obras públicas devem abrir milhares de vagas este ano. Só a Arcelor prevê mais de dois mil  novos postos de trabalho distribuídos para pedreiros, eletricistas, mecânicos, caldeireiros soldadores, montadores de andaimes, projetistas, pintores e engenheiros. A gigante do Complexo de Tubarão fará obra para reduzir a poluição por pó preto e tambem vai investir em dessalinização da água do mar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Azevedo, acredita que a cidade vai seguir alavancando a geração de empregos no estado e estima que sejam abertas cerca de 80 empresas só do setor atacadista na cidade este ano.

“Em 2018, a Serra liderou na geração de empregos, e a expectativa é de que o desempenho se repita e até melhore em 2019. O setor atacadista cresceu 34% no estado em três anos, e este ano devem vir cerca de 150 empresas da área para o estado; destas, cerca de 80 virão para a Serra”, detalha.

Também há expectativa da geração de vagas nas obras públicas municipais, mas a assessoria de imprensa da prefeitura não respondeu, até o encerramento desta edição, qual é a estimativa para a abertura de postos de trabalho nessa frente.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

20 minutos atrás

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

18 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

19 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

19 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

19 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

20 horas atrás