Categories: Economia

Município, Estado e União oferecem cursos de qualificação profissional

|O curso de cabeleireiro é um dos oferecidos no ProCidadão. Foto: Divulgação EBC

Clarice Poltronieri

Em tempo de recuperação da economia, conseguir o primeiro emprego ou voltar ao mercado de trabalho pode ser um desafio que, para ser superado, precisa de investimento em qualificação profissional.

Na Serra, é possível fazer cursos técnicos e de qualificação gratuitos, oferecidos pela prefeitura, governo estadual e federal. Como a cidade possui vocação para indústria e tecnologia, muitos cursos são da área, mas também há outras qualificações que tanto podem inserir o cursista no mercado de trabalho formal, quanto estimulá-lo a ter seu próprio negócio.

A prefeitura oferece cursos de qualificação no Pró Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de cabeleireiro, assistente, unha de gel, manicure e pedicure, costura e modelagem, montagem e manutenção de computadores, confeiteiro, pedreiro, instalador hidráulico, operador de caixa, cuidador infantil e de idosos, entre outros.

Até o momento já foram ofertadas 740 vagas e outras 1.204 foram preenchidas em cursos que começam em maio, junho, julho ou agosto. Em agosto haverá novas inscrições e a estimativa é de que sejam oferecidas 2,5 mil vagas neste ano.

O governo do Estado também oferece cursos de qualificação de 40h, por meio do programa OportunidadES. Na Serra, neste momento há 630 vagas abertas em 17 cursos – 300 para acontecerem na EEEFM Serra-Sede e 330 na Associação de Moradores do Conjunto de Manoel Plaza. As inscrições devem ser feitas no site OportunidadES do dia 02 ao dia 07 e os resultados saem no dia 09.

Já o governo federal é responsável pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que na Serra está em Morada de Laranjeiras. Há cursos técnicos em que o aluno faz o ensino médio junto ao técnico e outros pós-técnico, para quem já concluiu.

Para todos os cursos, que duram entre 1,5 e 2 anos, é preciso participar de uma prova que acontece semestral ou anualmente. Em junho deve ser lançado edital para o segundo semestre de 2018. Na Serra, os cursos são na área de Informática, Mecatrônica, Automação industrial, e Eletricista e instalador predial de baixa tensão.

 

 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 minutos atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

6 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

7 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

19 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

21 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás