Categories: Arquivo

Município cria grupos para promover alimentação saudável

Mais de 7.500 cidadãos da Serra passaram, em 2016, por avaliação do estado nutricional e de consumo alimentar nas Unidades de Saúde. Foto: Divulgação Agência Brasil

A alimentação adequada está diretamente ligada à qualidade de vida. Tanto é que o Ministério da Saúde oficializou em seu calendário o Dia da Saúde e Nutrição, lembrado nesta sexta-feira (31|). No município da Serra, a população recebe orientação nas Unidades de Saúde Regional e participa de grupos sobre consumo consciente visando à alimentação saudável.

Nas Unidades, há grupos específicos para reeducação alimentar, em que são orientadas práticas como leitura e compreensão de rótulos dos alimentos, uso de quantidades pequenas de sal e açúcar, a quantidade de alimento a ser ingerida por refeição, entre outras dicas.

O vendedor Ronaldo Alves dos Reis comemora a volta do fôlego nas atividades diárias e as roupas mais largas. Ele entrou no grupo de Reeducação Alimentar na Unidade Regional de Novo Horizonte com 96kg. Participou durante um mês, e está com 91kg.

“Cheguei a pesar 105kg, mas precisava de ajuda e procurei a Unidade de Saúde. Estou me alimentando melhor, com verduras e frutas, refrigerante eu não bebo mais. É difícil, mas com força de vontade você consegue. Eu retornei para o acompanhamento, porque funcionou muito bem”, afirmou Reis.

O incentivo vem da mulher, Edileuza Alves Reis. “Acompanho ele todas as vezes, porque sozinho ele pode desanimar. E nós dois percebemos que a saúde melhorou, ele roncava muito e era sempre ofegante ao dirigir e nas caminhadas. Hoje, olho a foto antiga e não é a mesma pessoa”, comentou.

A nutricionista Danielly Biasutti, que atua há dois anos na Unidade Regional de Jacaraípe, explica que o trabalho abrange todas as faixas etárias e que, além da reeducação alimentar para adultos, existem outros grupos nos quais o nutricionista atua, entre eles: tabagismo; reeducação alimentar também para crianças e adolescentes; hiperdia; e o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), junto aos profissionais de Educação Física .

“No convívio social já percebemos mudança. Quando realizamos nossas comemorações, por exemplo, você vê a interação. Eles trazem suco natural e preferem receitas mais leves. Antes era uma mesa só de industrializados”, comentou

Quatro Unidades Regionais contam com a presença de nutricionista: Novo Horizonte, Jacaraípe, Feu Rosa e Boa Vista. Nelas, os trabalhos priorizam grupos e o munícipe deve vir encaminhado das Unidades de Saúde de sua região, de acordo com a orientação médica. A inserção na atividade varia com a necessídade, seja ela prevenção a complicações do diabetes, reeducação alimentar, hiperdia ou outras.

Avaliação

Mais de 7.500 cidadãos da Serra passaram, em 2016, por avaliação do estado nutricional e de consumo alimentar nas Unidades de Saúde. O acompanhamento é promovido por meio de ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), incluindo também acompanhamento do Programa Bolsa Família.

O objetivo é copilar dados  a partir do perfil destes pacientes para relatórios que permitam interpretar a situação alimentar e nutricional da população e para que os profissionais de saúde tomem a melhor decisão quanto ao cuidado a ser ofertado.

Para isso, trabalhadores da atenção básica do município passaram por formações entre 2015 e 2016. A Secretaria Municipal de Saúde realizou curso em Promoção da Alimentação Adequada e Saudável para mais de 160 servidores de 15 unidades diferentes, utilizando como base o Guia da Alimentação Saudável do Ministério da Saúde.

Dicas para alimentação saudável:

  • fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • limitar o consumo de alimentos processados;
  • evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  • ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

46 minutos atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

2 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

3 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

3 horas atrás

Bell Marques faz show exclusivo para fãs em Vitória neste sábado

No ano em que completa 10 anos de carreira solo, Bell Marques traz seu novo show para Vitória e o…

4 horas atrás

Exagerado terá shows musicais, teatro e atividades gratuitas para criançada na Serra

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, começa na próxima quarta-feira (15) na Serra e terá além de…

4 horas atrás