Categories: Notícias

Município atrás de dinheiro para restaurar ruínas do Queimado

Perspectiva de como ficarão as ruínas da Igreja de São José do Queimado quando for restaurada. Foto: Divulgação PMS

Uma cobrança antiga de ativistas culturais, a revitalização das ruínas do Sítio Histórico do Queimado, na região rural da Serra, pode finalmente sair do papel.

Isto porque a Prefeitura da Serra divulgou o projeto de revitalização do local que inclui iluminação, paisagismo, melhoria do acesso e restauração da igreja e do cemitério. A ideia é melhorar infraestrutura, serviços e equipamentos na região sem descaracterizar o ambiente.

Símbolo da resistência contra a escravidão dos negros, o sítio foi palco, em 19 de março de 1849, da Insurreição de São José do Queimado. A revolta teria sido deflagrada após uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da região, que na época tinha grande importância econômica no ES.

Atualmente as ruínas estão em risco de desabamento. Ficavam em área particular, tendo sido doada, no ano passado, ao município. Com a doação, a Prefeitura da Serra elaborou projeto de revitalização e a próxima etapa é de captação de recursos para início das obras. São cerca de R$ 3,7 milhões previstos para realização das intervenções.

O tema vem sendo discutido pela Prefeitura da Serra com os mais diversos segmentos: Fórum Chico Prego, Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH), Conegro, Conselho Municipal de Cultura, Agentes Pastorais dos Negros, Religiões de Matrizes Africanas, Academia de Letras e Secult.

Nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, durante a sessão solene para comemorar os 167 anos da Insurreição de Queimado na Câmara Municipal da Serra, será entregue à presidente da Fundação Palmares, Cida Abreu, uma cópia do projeto de revitalização. “Será um importante passo para a captação de recursos, já que a Fundação faz a intermediação junto ao  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, diz a vice-prefeita, Lourência Riani.

Atividades para comemorar a data. Confira:

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

11 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

12 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás