Categories: Política

Município acelera a aprovação de obras

Fioroti, Madalena e Maza: redução de três para um mês na legalização de obras. Foto: Divulgação

Nos dois últimos anos, foram feitas alterações na legislação sobre a regularização de obras no município, a fim de desburocratizar e agilizar o desenvolvimento da cidade. As ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, presidida pelo engenheiro Silas Maza.

Um exemplo é a lei 4334 que reduziu em um terço o tempo de aprovação de obras. Ela institui o sistema de licenciamento simplificado, permitindo à prefeitura analisar apenas os índices urbanísticos relevantes para aprovar projetos de obras novos ou irregulares.

“Antes dessas alterações, o tempo médio entre o pedido e a aprovação do projeto era de cerca de 90 dias. Agora, esse tempo caiu para 30 dias”, relata o arquiteto da PMS, Alexandre Fiorotti.

Outra novidade é a lei de número 4331 de 2015 que regulariza qualquer edificação na cidade desde que seja paga uma contrapartida no valor de 2 a 5% do valor venal da edificação.

Também estão em andamento os ajustes do Plano Diretor Municipal (PDM), que rege o uso e ocupação do solo da cidade. Segundo Fiorotti “Esses ajustes visam diminuir a burocracia de projetos e estimulam que a obra seja feita de forma legal”.

Ele destaca as alterações de ocupação em Laranjeiras e na Sede, que irão permitir a ocupação de maior parte do terreno e acrescenta que nos próximos meses a consulta do PDM poderá ser feita pela internet, sendo que hoje são necessários 20 dias para conseguir consultá-lo.

A também arquiteta Madalena Fraga destaca a aprovação de três loteamentos na cidade, Continental, Ourimar e em Morada de Laranjeiras, que somam mais de 1000 lotes, além de outros loteamentos em processo de aprovação, como o da Cipasa, com 400 lotes. Ela salienta que a Serra foi o primeiro município do estado a implantar o sistema de licenciamento simplificado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás