Categories: Notícias

Mundo digital dá vida a desenhos de serranos

 

Chris Ciuffi trabalha com arte digital desde 1993 em jornais e editoras. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

Computador também é lugar de fazer a arte com desenhos. Que o digam os serranos que  encontraram nas ferramentas digitais um meio para dar vazão ao talento e ter renda e trabalho.

É o caso de Thiago Fagner, morador de Jardim Limoeiro desenha desde os nove anos. Ele  conta que a arte ainda não é a sua principal fonte de renda, mas que complementa. “Faço principalmente cartoon e ilustrações de livros infantis. Também invisto em desenho livre, sem briefing de cliente. Apenas faço o que vem de dentro”, revela.

Para fazer seu trabalho, Thiago usa caneta digital e uma digitalizadora, equipamento que joga para o computador o desenho que faz usando caneta convencional e papel.

Já Chris Ciuffi, de Feu Rosa, trabalha com arte digital desde 1993 em jornais, editoras e agências de publicidade. “Acompanhei a transição da prancheta para o computador. No início da era do design digital, programas como o Corel Draw eram limitados e os monitores dos computadores ainda eram em preto e branco. A tecnologia foi avançando e hoje uso uma mesa digitalizadora para desenhar a mão livre diretamente no computador”, conta Chris.

Já Luiz Tozato, de Laranjeiras, complementa a renda familiar desenhando charges, ilustrações para convites de festas, casamentos, aniversários e outros. “Desenho desde os meus seis anos. Costumava fazer meus rabiscos em qualquer papel em branco que eu encontrasse. Me lembro que meu pai ficava furioso comigo porque eu rabiscava a coleção de livros de bolso dele e também os meus cadernos escolares. Hoje, com a tecnologia uso mesa e caneta digitalizadora, o que dá mais realismo e vida para os desenhos”.

Tozato é também o responsável pela arte das charges do Jornal Tempo Novo, onde colabora há mais de 15 anos. “Gosto de desenhar pessoas, principalmente em situações engraçadas como nas charges. Também gosto muito de desenhar animais”, acrescenta.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 hora atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 hora atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

4 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

6 horas atrás