
Na correria da semana, as vezes fica difícil tirar um tempo para atualizar a caderneta de vacina. E sabendo dessa dificuldade do morador da Serra, neste sábado (22), as equipes de saúde da Prefeitura da Serra vão estar a serviço no Dia D de Multivacinação contra Poliomielite nas Unidades de Saúde da cidade. Além disso, para não deixar ninguém de fora, haverá oportunidade para se imunizar contra a Covid-19, Influenza, além da oferta das demais vacinas de rotina.
Dessa forma, as 8h às 16 horas, nas Unidades Regionais de Saúde de Boa Vista, Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede, as equipes de saúde estarão dispostas para quem quiser se imunizar.
Nesse mesmo período estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde de Bairro de Fátima, Barro Branco, Carapebus, Central Carapina, Jardim Carapina, José de Anchieta, Nova Almeida, Nova Carapina II, Planalto Serrano B, São Marcos.
ambém terá Dia D no L3 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9h às 17 horas. Lembrando, que, aos domingos, também há ação de imunização no Montserrat, só que das 10h às 17 horas.
Leia também
As campanhas da Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite vão até o dia 31 de outubro. Vale ressaltar que é necessário levar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS, e para as crianças, é importante levar a caderneta de vacinação.
+ Padre Fábio de Melo traz ao ES novo espetáculo “Este Sou Eu” no fim de semana
Você sabe o que é a Poliomielite?
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus. As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. As principais são:
* Pé torto
* Crescimento diferente das pernas
* Osteoporose
* Paralisia de uma das pernas
* Paralisia dos músculos da fala e da degustação
* Dificuldade de falar
* Atrofia muscular
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas. A meta mínima de cobertura é de 95% desse público-alvo, no entanto, na Serra, está em 46%.

