Notícias

Multa de 180 mil | Casagrande sanciona lei que proíbe testes em animais no ES

Campanha mundial Save Ralph que pede proibição dos testes de cosméticos em animais em todo o mundo. Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (13) está proibida a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes. A lei nº 11.325 foi sancionada e publicada no Diário Oficial hoje (13) pela manhã pelo governador do Estado, Renato Casagrande. O projeto de lei foi protocolado na Assembleia Legislativa pela deputada Janete de Sá.

Instituições, estabelecimentos de pesquisa e profissionais, que descumprirem a lei poderão ser multados em até R$ 180 mil (no caso de empresas) e R$ 7.380 para os profissionais.

Estão incluídas na lei empresas que produzem produtos como cremes, emulsões, loções, géis e óleos para a pele (mãos, rosto, pés, etc.); máscaras de beleza (com exclusão dos produtos de descamação superficial da pele por via química); bases (líquidas, pastas e pós); pós para maquiagem, aplicação após o banho, higiene corporal, etc.; sabonetes, sabonetes desodorizantes, etc.; perfumes, água de toilette e água de colônia; preparações para banhos e duchas (sais, espumas, óleos, géis, etc.); depilatórios; desodorizantes e antitranspirantes; produtos de tratamentos capilares; tintas capilares e desodorizantes; produtos para ondulação, desfrisagem e fixação; produtos de “mise” (abater); produtos de lavagem (loções, pós, xampus); produtos de manutenção do cabelo (loções, cremes, óleos); produtos de penteados (loções, lacas, brilhantinas); produtos para a barba (sabões, espumas, loções, etc.); produtos de maquiagem e limpeza da face e dos olhos e produtos a serem aplicados nos lábios.

São passíveis de punição as pessoas físicas, inclusive as detentoras de função pública, civil ou militar, bem como todas as instituições jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de caráter público ou privado, que infringirem a lei.

Os valores das possíveis multas poderão ser revertidos pelo Governo do Estado para custeio das ações, publicações e conscientização da população sobre a guarda responsável e os direitos dos animais;

Também poderão ser revertidos para as instituições, abrigos ou santuários de animais, ou programas estaduais de controle populacional por meio da esterilização cirúrgica dos animais e outros programas que visem à proteção e ao bem estar dos animais.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

12 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

13 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

14 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

15 horas atrás