Categories: Meio Ambiente

Mudanças climáticas e desmatamento: o que propõem Bolsonaro e Haddad

Bruno Lyra

Como previram as pesquisas, deu Jair Bolsonaro (PSL) x Fernando Haddad (PT) no 2º turno das eleições presidenciais. E para ajudar o julgamento do leitor do Tempo Novo sobre quem pode dar melhor retorno para a preservação ambiental, a editoria separou propostas de ambos os candidatos incluídas nos respectivos planos de governo protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  E ainda declarações públicas dos postulantes à presidência.

Como serão três edições impressas do jornal até o próximo dia 28, data em que os eleitores voltarão às urnas, a editoria publicará três matérias para detalhamento das propostas. Nesta primeira, são tratados dois temas eixo: Mudanças Climáticas e desmatamento.  

Fernando Haddad 

Mudanças Climáticas –Redução da tributação de atividades que geram baixa emissão de carbono; mais impostos para atividades com altas emissões de carbono. Zerar emissões de gases estufa da matriz energética até 2050, estimular energia solar. Também elenca obras para dar mais resistência às cidades aos eventos climáticos extremos que devem se intensificar e serem mais frequentes com as mudanças climáticas.

Desmatamento – a taxa de desmatamento líquido zero até 2022. Para a expansão da produção agropecuária, os mais de 240 milhões de hectares já abertos para agricultura e pastagens no Brasil devem ser usados de forma mais eficiente. Cumprimento imediato do Código Florestal.

Jair Bolsonaro

Mudanças climáticas – No programa não há citação nominal ao tema. Mas diz que vai acelerar licenciamento ambiental de pequenas hidrelétricas e apoiar energia solar e eólica no Nordeste.  Em declaração pública divulgada pela Agência Reuters em 03 de setembro, o candidato diz que pode retirar o país do Protocolo de Paris, acordo internacional que estabelece metas e compromissos para redução do aquecimento global.

Desmatamento –O programa não traz propostas sobre o tema. Em declaração em Associação Comercial do RJ em 22 de maio, disse que o problema da Amazônia não é o desmatamento, mas a proteção à floresta. Na ocasião prometeu frear a criação de reservas ambientais. Em 14 de maio defendeu, em vídeo publicado no seu canal no YouTube, o fim do Ministério do Meio Ambiente e a incorporação das atribuições da pasta  ao Ministério da Agricultura  para por fim, ao que chama de indústria da multa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás