Categories: Meio Ambiente

Mudança no PDM vai aumentar degradação ambiental, diz vereador

 

Terreno aos pés do Mestre Álvaro na última grande cheia na região, em janeiro de 2014: áreas sensíveis podem ser ocupadas. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Conceição Nascimento

Aprovado na última segunda-feira (30) na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 57/2016 que altera o Plano Diretor Municipal (PDM), recebeu críticas de alguns vereadores, entre eles o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Auredir Pimentel (Rede). Ele usou a Tribuna da Casa para apresentar seu parecer contrário à votação do projeto no plenário, que na prática vai permitir a ocupação de áreas de preservação.

Caso das zonas alagadiças com solo de turfa no entorno do Mestre Álvaro, nas áreas perto dos polos Piracema e Jacuhy, onde inclusive deve passar o Contorno do Mestre Álvaro. “Vão liberar ocupação em áreas complicadas. Qualquer processo que tenha impacto ambiental tem que ser extremamente estudado para evitar erros futuros”, alerta Auredir.

O projeto foi votado ‘a toque de caixa’, com regime de urgência especial e votação no plenário no mesmo dia. Foram 18 votos favoráveis e cinco contrários. A autoria é do executivo, mas o projeto recebeu diversas emendas dos vereadores. Por conta das polêmicas ambientais, o Ministério Público Estadual chegou a recomendar que não fosse aprovado.

Já o vereador Basílio da Saúde (Pros), presidente da Comissão de Justiça, justificou. “Entendi que era apenas uma adequação à Lei federal, votei pela constitucionalidade da matéria. Se tiver algum impedimento ambiental compete à Secretaria de Meio Ambiente fazê-lo”, disse.

A secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que “as alterações realizadas no Plano Diretor Municipal (PDM) da Serra estão em análise na Secretaria de Desenvolvimento Urbano”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás