Saúde

Movimento quer lactantes como grupo prioritário na vacinação da Covid-19 no ES

Na Serra, uma moradora de Bicanga, faz parte do movimento que quer incluir mulheres lactantes nos grupos prioritários da vacinação. Foto: Divulgação

O Espírito Santo já aplicou 1.687.981 doses de vacinas contra a Covid-19 em pessoas acima de 35 anos e nos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde.

Na Serra, uma moradora de Bicanga, faz parte do movimento que quer incluir mulheres lactantes nos grupos prioritários da vacinação.

Segundo Fádima Guimarães de Ávila Augusto, que é uma das representantes do movimento no ES, os pedidos de inserção do grupo como prioritário teve início em maio, a partir de um movimento nacional, que começou na Bahia. “Lá na Bahia, devido a um equívoco em uma resolução CIB (Comissão Intergestores Bipartite), a qual incluía as lactantes no grupo prioritário de vacinação, acendeu nossas esperanças. As mães lactantes compareceram a uma à reunião da CIB e pressionaram, elas conseguiram inicialmente mães com bebês de até 6 meses fossem vacinadas prioritariamente. Assim, foi criado o movimento em vários estados, inclusive aqui no ES”, explica Fádima.

O movimento capixaba conta com um Instagram com aproximadamente 1.750 seguidores e as ações são organizadas e programadas por meio de um grupo no whatsapp. “Aqui no ES temos apenas um grupo para todos os municípios. Estamos tentando viabilizar a vacinação a nível estadual. Mas temos alguns apoios a nível municipal”.

Com a pauta, as representantes conseguiram participar de uma reunião em junho com o Nésio Fernandes, e também o subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin e uma outra agenda com a vice-governadora, Jacqueline Moraes. “Ficaram de nos dar uma resposta, mas até hoje não obtivemos retorno”.

O TEMPO NOVO procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para saber sobre a inclusão do grupo e por meio de nota, a Sesa disse que o secretário Nésio Fernandes recebeu o grupo de mulheres lactantes e considera legítima a solicitação. “Esclarece que os grupos prioritários que ainda serão vacinados ao longo do mês de julho e agosto estão sendo definidos e serão publicados na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) até o final desta semana”, finalizou a nota.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

18 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

19 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás