Categories: Política

Movimento quer impedir que mais vereadores suplentes entrem na Câmara da Serra

Câmara da Serra. Foto: Divulgação

Começa a ganhar força na Câmara da Serra um movimento para impedir que novos suplentes assumam vagas na Casa. Isso porque, com três vereadores afastados após determinação da Justiça, a chegada dos respectivos suplentes elevou os custos na folha de pagamento, já que 22 recebem os vencimentos e outros três, apesar de não estarem legislando, seguem com seus salários mensais de R$ 9,7 mil.

E enquanto o terceiro suplente, Fábio Latino (PSB), aguarda a convocação da Mesa Diretora para assumir a vaga de Geraldinho Feu Rosa (sem partido), tem vereador que acha desnecessária a sua chegada e defende que o Legislativo continue com 22 vereadores.

Pastor Aílton é contra a nomeação de novos vereadores. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

É o caso do Pastor Aílton (PSC). Segundo ele, é um absurdo ter 23 vereadores e ver a possibilidade de ter que pagar 26. “A Serra não merece isso. Espero que a Mesa Diretora seja sensata e aja com responsabilidade. Mesmo que seja anunciada qualquer decisão judicial neste sentido, defendo que seja submetida ao plenário da Câmara para apreciação. Fomos eleitos para representar o povo, e o povo quer respeito com o dinheiro público”, disparou.

Outro que defende o mesmo ponto de vista é Basílio da Saúde. “Eu acho que a Câmara tem que esperar os recursos jurídicos, até da segunda instância”, opinou.

Vereador do mesmo partido, Cabo Porto disse que estava em um local ruim para ouvir e que depois retornaria à reportagem para comentar o assunto. Mas não se pronunciou até o momento.

Procurado, o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, não respondeu aos contatos da reportagem sobre o assunto.

Já o primeiro secretário da Mesa Diretora, Roberto Catirica (PHS), disse se tratar de uma questão administrativa. “Não é um ato legislativo. A questão desta convocação é direto com o presidente. Mas pelo que sei, tem um recurso, que vai para a segunda instância”, disse.

Entenda

A Câmara da Serra tem, atualmente, 22 vereadores na ativa, considerando-se Wanildo Sarnaglia (Avante) e Fabão da Habitação (PTC), que ocupam as vagas de Nacib Haddad (PDT) e Neidia Maura (PSD), respectivamente.

Fábio Araújo é primeiro suplente de Geraldinho Feu Rosa, afastado pela Justiça em meio a uma ação por improbidade administrativa. O suplente obteve 1.795 votos e aguarda autorização da Justiça para tomar posse.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

46 minutos atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

2 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

4 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

4 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

5 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

5 horas atrás