Categories: Política

Movimento popular quer novas eleições na Fams

Jacinto defende convocar novas eleições, mas com os mesmos delegados. Foto: Arquivo TN

Conceição Nascimento

Após muita confusão e desentendimento, lideranças do movimento popular defendem nova eleição para a direção da Fams – Federação das Associações de Moradores da Serra. Desde o dia 16 de abril, quando duas chapas empataram em votos, o resultado vem sendo motivo de discórdia entre membros do movimento, que não chegam a um acordo sobre o quesito de desempate, inclusive levando a disputa para esfera judicial.

É o caso de Osmar Pimenta, membro da atual diretoria da Fams. “Acredito que uma nova eleição seria interessante. Acho que o atual presidente da federação, Jacinto Sezine, tem que reunir a Executiva para programar a nova reunião do colegiado, onde seriam eleitos os novos membros da diretoria”, disse.

Dudu Moraes, liderança de Parque Jacaraípe, faz coro. “Acho que deveria ser realizada nova eleição. A que ocorreu em abril e resultou no empate foi muito tumultuada e com uma série de irregularidades. Acho que agora que passou a disputa política que envolvia a eleição, as pessoas têm que voltar à finalidade da Federação e da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), que é atender às comunidades”, avaliou.

Segundo Izania Moraes, de Manoel Plaza, as eleições municipais brecaram o processo eleitoral da Fams, cuja sede ficou recorrentemente fechada.
“Acho que o ideal seria realizar uma nova eleição. A diretoria que está deixa muito a desejar e não oferece o apoio às comunidades. Queremos uma Fams que seja séria. Estamos aguardando o presidente Jacinto convocar o Colegiado para realizar a eleição”, frisou.

Procurado pela reportagem, o presidente da Fams, Jacinto Sezine, disse que é preciso que o movimento decida o que será feito em assembleia. “É preciso realizar uma nova eleição, mas com os mesmos delegados de antes. Não defendo segundo turno, mas que sejam montadas chapas novas. Estatutariamente e politicamente é impossível fazer segundo turno. O que tem que ser feito é montar novas chapas, até porque, as anteriores se diluíram e trocaram de posição”, contou.

Entenda o caso:
Segundo Jacinto, aproximadamente 560 delegados estão aptos a votar. Três chapas disputaram as eleições para a diretoria da Fams. A Chapa 1 tinha como presidente Norma de Souza e vice, Marcelo Barbosa; a Chapa 2 tinha como presidente Jean Carlo e vice Deborah Alves; e a Chapa 3 tinha como presidente Edmar Souza e vice Marilene Gomes. Nas eleições, ficaram empatadas com 171 votos cada, as chapas 2 e 3.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás