Categories: Mestre Álvaro

Movimento Ambiental da Serra

Por Carlos Humberto de Oliveira

O desenfreado desenvolvimento econômico sem qualquer compromisso com a questão ambiental e social no município da Serra, despertou em um o grupo de cidadãos, a necessidade de provocar a sociedade para a tomada de atitude de exigir a participação da mesma nos processos de intervenções que tenham impacto ambiental. Este grupo convidou outros e assim foi criado o Movimento Ambiental da Serra – Mova-Se.

Neste período, o Movimento Ambiental da Serra participou de várias ações em defesa do exercício pleno da cidadania em nossa cidade: Caminhada ecológica na APA Mestre Álvaro; reuniões nas comunidades para identificar e discutir demandas localizadas; apoio à derrubada do projeto de alteração do uso do solo na região da APA do Mestre Álvaro; realização do Seminário pela Sustentabilidade, onde se discutiu a proposta do Programa Cidades Sustentáveis; acompanhamento da CPI da Cesan; realização da Audiência Pública sobre a Lagoa Juara; encontro como o Ministério Público para apresentação de relato do caótico quadro ambiental na Serra, especialmente com relação à água e saneamento; e agora estamos realizando palestras nas comunidades sobre desenvolvimento sustentável com base na agenda 2030 da ONU, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Movimento Ambiental da Serra defende uma gestão pública sustentável no município como um todo. Esta gestão deve considerar todas as implicações do presente para o futuro do município, seja na educação, seja na saúde, seja nas construções, nos recursos hídricos, na fauna e na flora e, principalmente, na vida das pessoas.

E isto não se faz sem a efetiva participação da sociedade civil organizada, por mais “técnico” que seja o gestor público. Defendemos uma Serra sustentável e equilibrada, o que só é possível se houver a integração das áreas econômica, social e ambiental nos processos internos da gestão pública municipal, através do gestor e do secretariado. Qualquer prática fora disto, é enganação e nefasta para o futuro de nossa cidade.

Carlos Humberto de Oliveira
Advogado ambientalista e membro do Movimento Ambiental da Serra

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

6 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

8 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

9 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

10 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

10 horas atrás