Categories: Notícias

Motoristas devem ficar atentos a pontuação para não perder CNH

20 ou mais pontos na CNH pode gerar dor de cabeça: documento suspenso e não poder dirigir por um período que varia entre um e 24 meses. Foto: Divulgação Detran

Todo motorista deve saber que não pode acumular 20 ou mais pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou terá o documento suspenso e não poderá dirigir por um período que varia entre um e 24 meses, além de ter que passar por um curso de reciclagem.

Por isso, aqueles que acumularam 20 pontos ou mais devem ficar atentos à sua habilitação. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta que, quando o condutor ultrapassa essa pontuação no período de doze meses, é instaurado um processo de suspensão da CNH e o motorista é notificado por meio de carta.

Além disso, também podem ter a CNH suspensa aqueles que forem autuados por infração gravíssima automaticamente suspensiva, como praticar racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima permitida ou pilotar sem capacete.

Após a notificação, há um prazo para apresentação de defesa junto ao Detran|ES. O diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira, alerta que os condutores que não apresentarem defesa ou que tenham o recurso negado devem entregar a carteira suspensa na Subgerência de Infrações e Penalidades, na sede do órgão, na Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) de sua cidade.

Durante o período de suspensão, que varia entre um mês e dois anos, o motorista deve passar por um curso de reciclagem de 30 horas, que pode ser feito nos Centros de Formação de Condutores ou empresas credenciadas. Após a aprovação na prova aplicada pelo órgão e cumprido o período determinado, a CNH é devolvida.

Os motoristas que estiverem com a habilitação suspensa e forem flagrados conduzindo veículos terão a habilitação cassada por dois anos. A legislação impõe que, além de ficar por dois anos sem dirigir, o condutor reinicie o processo de habilitação, precisando cursar novamente as aulas teóricas, práticas e provas para conseguir uma nova carteira.

No site do Detran|ES é possível realizar periodicamente consultas da pontuação na CNH. Para isso, o usuário deve acessar na página principal do site o botão com o nome Pontuação CNH, fornecer o CPF e o número da cédula da CNH. Feito isso, é possível ter acesso às informações sobre multas e infrações e suas respectivas pontuações.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás