Categories: Divirta-se na Serra

Mostra de curtas vai abordar povos que deram origem ao Brasil e as Américas

O curta ‘Pajerama’ é um dos que será exibido na mostra. Foto: Divulgação

Neste domingo (30)  o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, vai abrir as portas para a Mostra de Curtas |Povos Originários, a partir das 19 horas. O evento exibe curtas metragens e debates sobre os assuntos exibidos na telona, que desta vez terão o tema destinado para os povos originários do Brasil e das Américas. A entrada é gratuita.

Serão exibidos os filmes ‘A Festa dos Encantados’, ‘A Lenda das Cataratas do Iguaçu’, ‘Avó Huasteca’, ‘Índios Somos Nós’, ‘Pajerama’  e ‘Sabedoria da Mata – Pajelança e Espiritualidade Indígena’.

O evento terá a participação da convidada da noite Karen Valentin, artista, gestora e produtora cultural. Ela já atuou no “Projeto Linguagens da Terra”, onde trabalhou em parceria com indígenas guaranis das aldeias em Aracruz. Também participou de atividades como oficina de muralismo para mulheres em colaboração com o Instituto Aprender Cultura, de Cariacica e algumas vivências e pintura de murais na África do Sul por meio do projeto Day of Youth, na Cidade do Cabo. Em 2014 ingressou no Instituto TamoJunto onde esteve à frente do Funk da Paz, patrocinado pelo Fundo da Criança e do Adolescente (FIA); do projeto Caiu na Rede é Jovem, realizado nas comunidades da Grande Vitória; e atuando como co-produtora do Latinta Mural, uma residência artística que propõe trabalhar com artistas hispano-falantes e Pan africanos.

Representando instituições e coletivos que participa, ela também integrou as delegações brasileiras no II e III Encontro Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, realizados em El Salvador e Equador, respectivamente, reunindo sociedade civil e gestores públicos dos diversos países Ibero-Americanos.

Em 2017, a artista inicia o projeto “Elas Por Elas”, contemplado pelo edital de Valorização da Cultura Hip Hop (Secult-ES). Nele, Karen Valentim convida outras artistas do estado para pintar murais retratando história de mulheres indígenas e negras que são parte da história de resistência ancestral das comunidades onde vivem.

Está a terceira Mostra de Curtas  que visa democratizar o acesso aos produtos culturais de áudio-visual bem como debater as peculiaridades da vida cotidiana dos povos originários, passando desde ao racismo aos afetos revolucionários.

O Centro Cultural fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201. O telefone de contato é o 3065-2820 e o 9 9830 8813.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

54 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

1 hora atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

3 horas atrás