Categories: Notícias

Mosquitos invadem bairros após chuvas e município amplia combate

 

Uma das estratégias contra a infestação de pernilongos é o uso do carro fumacê, além de visitas de agentes e uso de armadilhas. Foto: Arquivo TN

Gabriel Almeida

Após fortes chuvas, o aumento de mosquitos em comunidades da Serra tem incomodado os moradores. Por sua vez, o município diz ter ampliado as ações de combate, especialmente contra o Aedes aegypti, transmissor das temidas dengue, zika e chikungunya.

Um dos bairros afetados é Jardim Limoeiro, quem conta é a moradora Bárbara Ribeiro que afirma que sua casa está sendo invadida pelos pernilongos.

Bárbara conta que é obrigada usar muito repelente durante a noite. “Quando começa a escurecer a casa fica cheia de mosquito. Durante a noite vivo à base de repelente e de ventilador pra tentar amenizar”, afirma.

Outra comunidade que também está sofrendo com os insetos alados e bebedores de sangue é José de Anchieta. Quem reclama é a moradora do bairro, Margarida Couto. “Virou uma verdadeira infestação de mosquito. Chega o fim da tarde eles entram na casa e começam a picar a gente. Tenho que usar ventilador a noite toda pra não acordar toda picada”, reclama.

Já a moradora de Residencial Vista do Mestre, Cleiane Pereira, disse que tem que usar inseticida na sua casa para amenizar os mosquitos. “Uso muito inseticida e tenho que passar repelente em mim e nos meus filhos. Desde a última chuva, os mosquitos aumentaram e muito aqui no bairro”, conta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra que explicou que a passagem do carro fumacê foi intensificada nos últimos dias. Disse ainda que na última quinta-feira (03), o carro circulou pela região de José de Anchieta e adjacências. Disse ainda que foram necessárias algumas alterações em razão dos dias de chuva, que interfere na eficiência do fumacê.

O município ainda disse que o carro circula em horários estratégicos para otimizar os serviços, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

Mobilização contra dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura também tem aumentado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ainda em maio está previsto a realização de mais um Levantamento do índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa), indicando os locais para ações estratégicas de combate ao mosquito.

O primeiro foi realizado no início de 2018, e foram intensificadas atividades nos bairros: Jardim Limoeiro, Planalto Carapina, Planalto Serrano, Jardim Carapina, Parque Jacaraípe.

Estão entre as ações estão tomadas: a passagem do carro fumacê e do UBV pesado; colocação de larvicidas nas valas e córregos; o trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; e visitas domiciliares a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros). Além disso, a Prefeitura afirma que a Serra é o município do Estado com o maior número de armadilhas (MI) para pegar o Aedes aegypti, com 1.200 equipamentos ativos.

Só em 2018, foram notificados 323 casos de dengue, 21 de zika e 36 de chikungunya. Não foram registrados óbitos destas doenças na Serra em 2018.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

10 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

16 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

17 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás