Categories: Notícias

Morte suspeita por H1N1 em Upa da Serra sede

Upa de Serra sede. Foto: Divulgação

Após a morte de um paciente na Upa de Serra sede na manhã desta segunda-feira (19), o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) deve divulgar em até sete dias o resultado sobre o motivo do óbito. Segundo informações de familiares e amigos do paciente, que morava em Vista da Serra I, há suspeita de que o óbito seja resultado de vírus H1N1.

“Os servidores da Upa isolaram o paciente e passaram a utilizar máscaras. Ele estava há uma semana buscando atendimento na Upa, mas foi encaminhado pra casa, após um raio x. Ainda não fomos orientados sobre quais procedimentos jurídicos vamos adotar”, disse um amigo da vítima.

A reportagem teve acesso às informações do laudo encaminhado pela Upa ao Serviço de Vedrificação de Óbitos (SVO), conforme imagem no final da matéria. 

Segundo informações da Secretaria de Comunicação, questionada pela reportagem a respeito do uso das máscaras, o procedimento é padrão para estes casos. A nota acrescenta que não há nenhum registro de H1N1 na Serra este ano.

“Em todos os casos de quadro respiratório agudo e grave precedido de sintomas de gripe, os profissionais estão autorizados a colher material e enviar para exame. Esta era a situação do paciente citado, que teve o material colhido e enviado para exame, conforme o procedimento que vem sendo adotado pelas secretarias municipais.

O material foi colhido e enviado para o Lacen, que apresenta o resultado em até 7 dias. A divulgação destes dados não é feita pela Secretaria Municipal da Saúde.

Este procedimento é adotado desde 2009. Neste ano, em todos os casos de pacientes que tinham este quadro, o resultado foi negativo para H1N1”.

Segundo informações do boletim médico sobre o caso, o paciente, de 35 anos, deu entrada na Upa há cinco dias, quando foi medicado. Na última sexta-feira (16), ele retornou ao local, de onde seria encaminhado para internação em outra unidade, o que não aconteceu.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

8 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

9 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

9 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

9 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

9 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

9 horas atrás