Categories: Política

Moradores e associações decidem futuro da Fams neste domingo

Anacleto diz que sua chapa é independente e não tem influência de políticos de oposição / Jean Cassiano é sub-secretário e defende que pode levar as demandas da comunidade para a Prefeitura. Fotos: Joatan Alves

Yuri Scardini 

Neste domingo (09) às 9h, na sede da associação de Laranjeiras acontecerá a eleição para a escolha da direção da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams). Estão na briga, duas chapas. A primeira encabeçada por Jean Cassiano, e a segundo por Anacleto Souza.

A Fams vem sendo motivo de discórdia desde abril do ano passado, quando duas chapas empataram em votos. Sem chegar a uma conclusão sobre o critério de desempate, a eleição foi parar na Justiça e seguiu-se em desacordo.

A cerca de 2 meses, após costuras de várias lideranças, ficou acordado um novo pleito, foram registradas novas chapas e membros. A Fams representa o movimento popular da Serra e faz a interlocução com todas as associações de moradores da Serra, participando inclusive do processo eleitoral de cada associação. Além disso, a Federação tem cadeira em todos os conselhos municipais da Serra. Além do mais, a Fams tem influência sobre o Orçamento Participativo, ferramenta de rateio de obras para os bairros.

Representando a chapa 1, Jean Cassiano é formado em Administração empresarial. É coordenador geral da Amo e subsecretário de direitos humanos.

Na sua visão, qual a principal função da FAMS?

Dar suporte e apoio as associações de bairros na cidade. A federação foi criada para mediar o diálogo com o Executivo, levando as demandas das associações e dos presidentes que muitas vezes têm dificuldades para serem ouvidos. A Fams tem que estar no dia a dia das comunidades, brigando por elas, lutando por elas, é essa a essência da Fams.

Quais as suas principais propostas?

Lutar pela sede própria, realizar seminários periódicos para formação de lideranças, muitos lideres comunitários não sabem como funciona a máquina pública para ajudar seu bairro, por isso queremos realizar encontros com a Conan (Confederação Nacional das Associações de Moradores) e Famopes (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do ES). Outra bandeira nossa é lutar por um maior efetivo policial, tanto da PM quando da Guarda Municipal.

Um dos pontos que seus adversários te questionam, é se na condição de secretário adjunto, poderia inviabilizar sua atuação à frente da Fams. Como avalia isso? 

Não procede. Até por que a secretária de Direito Humanos é um elo entre o movimento popular e o Executivo. Iremos cobrar da gestão, coisa que não vem acontecendo. É um facilitador para a Federação ter essa abertura com a administração. Tivemos no movimento popular a Vanusa Petri, que foi presidente da Federação e conseguiu fazer um ótimo trabalho, na época ela era a Secretária da Mulher.  Acho irônico eles usarem esse argumento contra mim, a própria Vanusa que está do outro lado, foi da gestão e eles fingem que não lembram, dois pesos e duas medidas. Essa chapa adversária é de oposição nociva a cidade, vai existir dificuldade no diálogo. A FAMS precisa de união.

Outra acusação que a chapa adversária faz é que você como presidente da Amo, é um dos responsáveis pela falência do Orçamento Participativo. Isso procede? 

Mais uma vez sem fundamento algum. Quando assumi a Amo, existia 256 obras atrasadas e abandonadas. Imediatamente cobramos junto ao prefeito. Conseguimos girar a entrega de escolas, de Barcelona, Central Carapina, José de Anchieta, CEMEI’s, acompanhamos todas essas obras e muitas outras. A Amo possuía obras que estavam no papel, foi feito licitação, topografia, todos tramites legais e muitas delas estão apenas aguardando ordem de serviço para ir para licitações.

Também há acusações da participação direta do prefeito na sua chapa…

Como qualquer prefeito ele quer o melhor para a cidade, no Movimento Popular ele não está envolvido. Diferente da outra chapa que de forma declarado, é articulada pelo PSDB com Vandinho Leite, que vem fazendo movimento político pedindo aos bairros voto, fazendo oposição nociva ao prefeito Audifax, e vem prejudicando a cidade. Queremos paz, união, Audifax foi eleito prefeito, caso Vidigal tivesse sido eleito, também não teria motivo para ter esse ódio que a outra chapa demostra. Esse grupo de oposição só quer a Fams para bater na gestão, sem trazer resultados. 

______________________________________________________________________________________________

 

Representando a Chapa 2, na eleição da Fams, Anacleto Souza Ramos está filiado ao Pros, é morador da Serra há 30 anos e está a frente do Bairro Recanto Centro da Serra.

 

Na sua visão, qual a principal função da FAMS?

Tem o dever de orientar todas as filiais dela, e hoje não está acontecendo, elas não estão sendo atendidas por falta de voluntários, estrutura e pessoas. Temos mais de 180 associações e acredito que nem 10% é regularizada. Nossa função é trabalhar pelas comunidades. Também temos que participar da vida da cidade, debater os assuntos importantes, lutar pela melhoria dos serviços oferecidos. A Fams ter que ter voz. 

 

Quais as suas principais propostas?

Elaboramos junto ao grupo, 20 propostas. A principal é a regularização de todas as associações. Elas precisam de um CNPJ para ajudar a trazer recursos. Outra proposta são os membros da chapa não aceitarem cargos comissionados do Executivo e Legislativo. Também queremos viabilizar uma sede própria. Fizemos nossa chapa independente de partido. Somos movimento popular há 20 anos. A missão desse grupo é resgatar a credibilidade da FAMS. Se não tiver uma independência para agir e cobrar, até para debater, a gente acredita que não terá evolução.

 

Um dos eixos da sua campanha, é que vocês se dizem independentes, porém, seus adversários te acusam de ter participação de partidos como DEM, PDSB, PSC e PDT, isso procede?

Quando fomos montar a chapa, não pedimos autorização de partido nenhum. Temos gente de todos os partidos na nossa chapa, não escolhemos partidos. Agora quando eles acusam que estamos sendo patrocinados por alguém é muito fácil falar, mas não somos nós que ocupamos cargos na prefeitura. Nosso compromisso é com a FAMS. Na chapa deles tem dois subsecretários, como o empregado vai cobrar do patrão? A FAMS tem cadeira em todos os conselhos. E ela tem que cobrar atitude, será que eles vão poder cobrar assim, caso vençam?

 

Também há acusações da participação direta do secretário de Estado Vandinho Leite na sua chapa…

Não há nenhuma participação dele, o Rubinho que é nosso vice, disputou uma vaga de vereador no PSDB, e quando veio para a chapa, veio como presidente de Taquara 1. Em nenhum momento recebi ligação de Vandinho. Diferente dos nossos adversários. Eu não vou falar que tem a mão do prefeito, por que eu não vi, mas chega para gente, o relato de delegados de comunidades sendo assediados por pessoas ligadas ao prefeito, oferecendo até cargos. 

Seus adversários dizem que sua candidatura é fruto de um racha no Pros, e o pano de fundo seria a não contemplação do seu nome com um cargo no gabinete do vereador Basílio, isso é verdade? 

Mais uma mentira. Até por que colocamos como proposta que a nossa chapa não irá aceitar cargos comissionados, então essas acusações não fazem sentido. Nossa chapa é formada por líderes comunitários, e a deles por cargos comissionados. Essas acusações só mostram  que eles querem descontruir. Queremos debater, o prefeito é o Audifax, queremos um debate saudável.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

3 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

9 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

10 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

22 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás