Categories: Notícias

Moradores de rua cultivam comida sem veneno em bairro do município

Adriano Alves, José Roberto e Janete Barcellos são atendidos pelo Centro Pop e participam do projeto da horta comunitária. Foto: Fábio Barcelo

Gabriel Almeida

Alface, couve, jiló, quiabo e até berinjela. Esses são alguns dos alimentos cultivados sem agrotóxicos por moradores de rua em plena área urbana do bairro São Diogo, na Serra. A ação é fruto de uma parceria entre a comunidade local, a Igreja Católica e a Prefeitura da Serra e envolve as pessoas atendidas no Centro Pop de Jardim Limoeiro, que fica nas proximidades.

A horta faz parte do projeto Quero Trabalhar tocado pela Pastoral do Povo de Rua e começou em setembro.  A plantação já está crescendo. No terreno, que foi cedido pela comunidade de São Diogo, há também o cultivo de temperos como salsinha, manjericão, cebolinha coentro, folhas como alface e couve e ainda vegetais como jiló, berinjela e quiabo.

No local também é possível encontrar plantas medicinais como boldo, macaé e ornamentais: espada de São Jorge, girassol, entre outras. Coordenadora do Centro Pop da Prefeitura e uma das pessoas que está à frente da iniciativa, Janine Ramos, diz que a ideia é que os alimentos cultivados sejam ofertados para os moradores da comunidade. “Nosso projeto, além de atender essas pessoas em situação de rua, vai beneficiar os moradores do bairro que irão poder receber alimentos frescos e orgânicos”, explica.

A coordenadora ainda disse que até o comportamento dos moradores de rua que trabalham na horta mudou.  “Os coordenadores do projeto que os moradores de rua que participam do Quero Trabalhar começaram a ter mais responsabilidade e até se sentir melhor”, afirma.

É o caso de Janete Maria Barcelos, que veio para o município da Serra para conseguir um emprego e precisa da ajuda do Centro Pop para ter onde se alimentar e pernoitar, já que o local encaminha pessoas para abrigo. “Esse projeto me deixou muito animada. Sou zeladora da horta e amei a ideia. É como se fosse uma terapia para as pessoas que participam”, conta.

No total são 26 moradores de rua participando da horta, iniciativa que também conta com assessoria técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

36 minutos atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

2 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

3 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

4 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

4 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

5 horas atrás