Categories: Notícias

Moradores de José de Anchieta II sofrem sem unidade de saúde

Em junho de 2012 a placa já estava no chão e até hoje a obra não iniciou. Foto: Divulgação / Leitor TN

Gabriel Almeida

Só na placa. Assim está a obra da Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta II que está só na promessa há mais de cinco anos. No dia 23 de setembro de 2011 a placa que indicava o início das obras e enchia os moradores de esperança foi colocada pela Prefeitura da Serra no local da construção. Mas, em julho de 2012 a placa já estava no chão e até hoje a obra não iniciou.

Enquanto a obra não “anda” moradores tem que fazer uso da unidade de saúde do bairro vizinho e reclamam. Para a realização de consultas e exames os moradores têm de se dirigir até o bairro mais próximo, que é José de Anchieta I, onde fica a Unidade Básica de Saúde da comunidade. Para os mais jovens não existe problema, mas para os cidadãos mais idosos a dificuldade é grande já que para chegar a unidade os moradores tem que subir uma ladeira.

Uma moradora da comunidade, Joseni Pereira, disse que a placa foi colocada no local no dia 23 de setembro de 2011 e em julho de 2012 já se encontrava no chão. “A obra teria o prazo de 240 dias para terminar mas já se passaram mais de cinco anos e ainda nem começou”, reclama a moradora.

Joseni disse ainda que já foi até no Ministério Público do Espirito Santo, mas nada foi feito. “Não entendo por qual motivo esta obra não sai. E nem sei se um dia irá sair, pois no local onde deveria ser construída, hoje, o município está construindo uma creche”, afirma.

Margarida Francisca Teixeira, de 63 anos, moradora da região explica que é tudo muito cansativo. “Tenho que subir uma ladeira enorme para chegar até lá. Minhas pernas já não aguentam por conta das varizes”.

Em Julho de 2015, o Jornal Tempo Novo fez uma matéria falando sobre o assunto. Na ocasião a Prefeitura da Serra disse, através do ex-secretário de saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, que a obra estava em fase de captação de recursos e que era uma prioridade para o município, mas não deu nenhum prazo para o inicio da obra.

Agora, em 2017, a reportagem entrou novamente em contato com a Prefeitura da Serra que disse que o contrato com a empresa que faria a obra foi rescindido porque havia um pedido de convênio com o governo do Estado. O convênio foi feito e agora a Secretaria de Obras vai preparar um novo projeto para a unidade de saúde.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

7 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

8 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

8 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

8 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

8 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

8 horas atrás